O turismo gastronômico está em alta na cidade de Bragança, no nordeste paraense.
Foi aberto, nesta sexta-feira (3), o VI Circuito Gastronômico do Caetés promovido pelo Sebrae, que reúne dez dos principais restaurantes, botecos e lanchonetes.
Cada um elaborou um prato exclusivo a partir de ingredientes e insumos regionais, valorizando a culinária paraense.
Por causa da pandemia, o evento ocorre somente nos estabelecimentos participantes, obedecendo as medidas sanitárias.
Nem mesmo a solenidade de abertura foi realizada para evitar aglomerações. O circuito vai até o próximo dia 12 de dezembro.
A empreendedora Antônia Oliveira, proprietária do restaurante Casa da Dica, preparou um filé de pescada empanada na macaxeira crocante, acompanhado de arroz de jambu e banana da terra.
O prato caiu no gosto popular já no primeiro dia de Circuito e já vai fazer parte do cardápio fixo do estabelecimento. "Eu reuni os ingredientes mais naturais que temos na cidade e todo mundo aprecia. A nossa culinária tem essa característica de ser experimental e proporcionar sabores exóticos", disse.
Rose Massias participa do circuito com dois restaurantes. Em um deles, ela fez uma releitura da mariscada bragantina e preparou um petisco de camarão, caranguejo, mexilhão, ostra e creme de macaxeira. A iguaria leva ainda molho de tucupi, jambu e tomate cereja. "O vermelho do tomate lembra a cor da vestimenta de marujo e marujas de São Benedito. O nosso prato não deixa de ser uma homenagem à nossa cultura", destacou a empreendedora, que participa do evento desde a primeira edição.
"Queremos divulgar cada vez mais esses produtos e torná-los referência na gastronomia regional", destacou o gerente da Agência de Negócios do Sebrae na região.
A gestora do Projeto de Gastronomia do Sebrae, Ediane Nascimento, pontuou que o circuito movimenta uma ampla cadeia econômica, que vai do trabalho de pequenos produtores locais ao Turismo. "O evento movimenta toda a cidade. Vem pessoas de fora para conhecer as belezas de Bragança e viver uma experiência gastronômica riquíssima", disse.
Um dos lanches mais tradicionais da cidade, o Salgateua, participa do circuito com uma iniciativa mais ousada. Preparou quitutes com ingredientes regionais e também bolivianos.
Os salgados foram batizados com o nome de 'Só te digo vai'. "Estamos muito felizes com os resultados de cada edição do Circuito. Os clientes já esperam para conferir qual o nosso lançamento", disse Caroline Moralez, gerente do estabelecimento.
Carlos Rendeiro, gerente do Varanda do Caetés, preparou o charuto de peixe, que leva castanha-do-Pará e farinha de tapioca. "Foi criado exclusivamente para o circuito e vai entrar para o cardápio", anunciou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar