Os amantes da cozinha não abrem mão de utilizar o papel-alumínio na hora de fazer aquela receita de dar água na boca. Ele serve para assar carne, frango, legumes, além de auxiliar no preparado do churrasco e ainda armazenar e embalar vários alimentos. É um item que está presente em muitos lares brasileiros.
O papel-alumínio tem algumas vantagens, é barato e fácil de usar e ainda é resistente, impermeável e inerte, ou seja, não reage com o ambiente se mantendo intacto quando exposto ao ar. No entanto, é preciso ficar atento na hora de usá-lo, por que ele é um material com capacidade tóxicas e seu uso pode apresentar riscos.
Cozinheiras negras foram essenciais no Brasil, defende livro
Separamos algumas dicas importantes sobre o uso do papel-alumínio. Confira!
Quais os riscos ao cozinhar usando papel-alumínio?
- A alta temperaturas em conato com o papel-alumínio pode favorecer a lixiviação, que é o processo de transferência do metal para o alimento.
- A Contaminação pode ocorrer através do calor como pela presença de substâncias ácidas nos temperos.
- O material das folhas de alumínio apresentam magnésio em sua composição para auxiliar na resistência da liga final. Porém, esse material torna a liga metálica menos resistente ao ataque de ácidos encontrados em diversos alimentos, o que contribui para o processo de lixiviação.
- Apesar do alumínio estar presente no nosso corpo, é importante que as quantidades dele sejam adequadas, pois qualquer mineral em excesso em no organismo se torna tóxico e pode ser prejudicial ao nosso bem-estar e saúde
- Essa contaminação de alimentos por alumínio podem contribuir para algumas doenças como Alzheimer, Parkinson, encefalopatia por diálise, distúrbio ósseo e câncer de mama. Além disso, o excesso de alumínio no corpo dificulta a absorção de cálcio pelo organismo.
E armazenar as comidas em papel-alumínio, é seguro?
- Geralmente, sim. A utilização do papel-alumínio para embalar ou armazenar alimentos é seguro, já que o grande vilão é a combinação do papel-alumínio com o calor.
- Porém, apesar das baixas temperaturas a dissolução do alumínio ocorra mais lentamente, ela não deixa de acontecer. Além disso, o papel-alumínio é frágil e se rompe facilmente, o que pode prejudicar o isolamento do alimento e até soltar pequenos pedaços na comida.
- Caso você queira embalar ou transportar alimentos usando o papel-alumínio, o ideal é que seja por tempo reduzido. Para armazenar alimentos, dê preferência a potes de vidro bem tampados.
Quais são alternativas mais seguras ao uso do papel-alumínio na cozinha?
- Uma alternativa simples é o papel-manteiga, que reproduz bem a "estufa" criada pelo papel-alumínio. Atualmente também existem outros materiais resistentes a altas temperaturas como sacos de nylon ou poliéster.
- No entanto, esse materiais são descartados de maneira incorreta, representam um grave problema ao meio ambiente, pois apresentam grande resistência à degradação.
- Na hora de fazer churrascos, uma boa ideia é o uso da folha da bananeira, prática de origem indígena que não altera o sabor nem a qualidade do alimento, além de conter substâncias antioxidantes que podem ser transferidas ao alimento durante o cozimento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar