Nas feiras livres, principalmente quando elas chegam perto do horário de encerramento, é comum se ouvir que “começou a hora da xepa”. É o momento em que os comerciantes reduzem os preços de frutas, verduras e legumes que amadureceram ou perderam qualidade rapidamente, numa tentativa de “se livrar” do estoque e evitar que os produtos tenham que ser jogados fora e provoquem prejuízos. O nome passou a ser sinônimo de alimentos de pouco valor.
Esse significado ganhou mais força com a ampla audiência do programa Big Brother Brasil, da TV Globo, que divide os seus participantes em dois grupos: o "VIP", que recebe semanalmente uma quantidade ampla e diversa de mantimentos, e o “Xepa”, que recebe uma cota restrita de alimentos, com pouca variedade. “Os alimentos que compõem a xepa são aqueles considerados básicos, como o feijão e o arroz, fundamentais para a alimentação do brasileiro, ou considerados de baixo custo como o fígado, a moela e o rabo de boi.”, explica Romy Gleyse Chagas Barros, professora e tutora do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes.
Quem é escolhido para passar a semana no grupo Xepa, comendo da mesma dieta restrita, acaba ficando em uma maior desvantagem no BBB. Gabriel Santana, por exemplo, classificou a comida da Xepa como “difícil” e se disse “incomodado demais”, com o sabor dela.
Mas, apesar das queixas, a Xepa tem a oferecer muitas vantagens, para além do preço baixo e do fácil acesso. De acordo com Romy, a maioria dos alimentos ofertados na Xepa possuem nutrientes benéficos à saúde, sendo capazes de suprir as necessidades alimentares das pessoas. Entre eles, estão carboidratos (encontrados no arroz, na farinha, no pão e no macarrão), vitaminas (que compõem as frutas e verduras) proteínas e minerais (achadas nos ovos e miúdos do boi).
A professora ressalta ainda que a variedade de produtos é necessária para equilibrar a alimentação e evitar o aumento do colesterol e outros problemas. “É importante salientar que a Xepa possui baixa variedade de alimentos e alguns deles se consumidos com constância podem acarretar, a longo prazo, em problemas de saúde, como o macarrão instantâneo, que possui em sua composição altos teores de sódio e o rabo de boi que possui uma concentração elevada de gordura”, destaca ela.
Dicas
E quanto às queixas sobre o sabor da comida da “xepa”, Romy Gleyse assegura que, se esses alimentos são preparados adequadamente, eles podem ser muito saborosos. E dá ainda algumas dicas de preparo dos alimentos menos convencionais, como o rabo de boi, a língua de boi e a moela:
Rabo de boi:
lavar em água corrente, retirar o excesso da capa de gordura e escaldar por 20 minutos com água, limão ou vinagre. O rabo de boi possui uma excelente quantidade de colágeno e, portanto, pode ser utilizado para o preparo de ensopados.
Língua de boi:
lavar em água corrente, e cozinhar em panela de pressão, de 40 minutos a 1 hora. A língua pode ser previamente marinada com vinagre ou limão ou ainda esses ingredientes podem ser adicionados ao seu cozimento junto a outros condimentos. Após o cozimento a pele que reveste a língua deve ser removida.
Moela:
lavar em água corrente, remover a membrana amarela presente na carne e marinar em água com limão ou vinagre e outros condimentos.
RECEITA
Língua de boi braseada na cerveja preta com purê de banana da terra
Ingredientes para a língua de boi braseada
1 língua bovina
3 cebolas
2 cenouras
6 dentes de alho
350 ml de Cerveja preta
2 limões taiti
Fundo de carne
Amido de milho
Sal
Alecrim
Louro
Pimenta do reino
Óleo de soja ou manteiga
Modo de preparo:
1. Lave a língua de boi em água corrente. Esfregue bastante limão por toda a carne, e depois reserve.
2. Em uma panela de pressão refogue a cebola, o alho e a cenoura. Adicione a cerveja, o fundo de carne, a língua, previamente lavada para remover o excesso de limão, e os temperos. Deixe cozinhar de 40 minutos a uma hora, após pegar pressão.
3. Em seguida, retire a pele da língua e corte em cubos. Reserve o caldo em que a língua foi cozida.
4. Numa panela, refogue a cebola e o alho em óleo ou manteiga e coloque a língua em cubos. Adicione o caldo coado e deixe reduzir. Se julgar necessário, adicione amido de milho para encorpar o caldo. Ajuste os temperos e sirva com o purê de banana da terra.
Ingredientes para o purê de banana da terra
200 g de banana da terra madura 90 ml de leite integral ou leite de coco
Modo de preparo:
1. Cortar as extremidades da banana.
2. Em uma panela, cobrir as bananas com água e cozinhá-las até ficarem macias. Escorrer e descascar.
3. Transferir as bananas ainda quentes para o liquidificador e bater com o leite ou leite de coco fervido até obter a textura de purê. Se desejar, condimente o purê. Sirva com a língua de boi braseada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar