plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
A NATA DO CHOCOLATE

Hangar recebe maior festival de chocolate e cacau 

O evento tem como destaque grandes nomes nacionais e internacionais da gastronomia que compartilham, ao vivo, seus conhecimentos sobre receitas à base de chocolate.

Imagem ilustrativa da notícia Hangar recebe maior festival de chocolate e cacau  camera Com participação de produtores, pesquisadores e chefs famosos, evento atrai profissionais do setor, mas também público que ama chocolate, que poderá assistir a aulas ao vivo. | FOTO: DIVULGAÇÃO

Belém abriga de hoje até domingo a oitava edição do Chocolat Amazônia e Flor - Festival Internacional do Chocolate e Cacau, no Hangar Centro de Convenções. Trata-se do maior festival do setor na América Latina, que agrega 120 expositores de 250 marcas nacionais e internacionais. A expectativa é que cerca de 150 mil pessoas visitem o evento, tendo como destaque grandes nomes nacionais e internacionais da gastronomia que compartilham, ao vivo, seus conhecimentos sobre receitas à base de chocolate.

Além de aulas de culinária, o Chocolat Amazônia ainda inclui palestras, debates e rodas de conversa sobre temas relevantes do setor, como o Fórum do Cacau, com painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo, a produção de cacau fino, a sustentabilidade da cultura do cacau e seus avanços tecnológicos. O evento é gratuito, para ter acesso o público pode doar um quilo de alimento não perecível, que serão doados para instituições filantrópicas.

Entre as celebridades da gastronomia presentes este ano, está a chef argentina Mariana Corbetta, que retorna ao evento. “Ela é uma das principais chefs hoje da gastronomia pâtisserie da Argentina. Ela tem programa de televisão, escola de chocolateria, é uma grande referência nesse mundo e, mesmo tendo um programa semanal, aceitou nosso convite e vem abrilhantar o evento, creio que pela terceira vez”, festeja o organizador geral do evento, Marco Lessa, que adianta o tema da aula que ela vai ministrar no Show Cooking do festival.

A chef pâtisserie argentina Mariana Corbetta é uma das estrelas do evento este ano
📷 A chef pâtisserie argentina Mariana Corbetta é uma das estrelas do evento este ano |FOTO: DIVULGAÇÃO

“Ela vai fazer uma sobremesa típica argentina utilizando ingredientes paraenses, como a castanha e o cupuaçu. Vai ser uma belíssima experiência e, claro, levar para Argentina um pouco mais da nossa cultura, ingredientes e história, gerando interesse para as pessoas conhecerem [o Pará] e com isso impactar também no turismo”, diz Lessa.

Além do Show Cooking, outro destaque do evento este ano é o Kids Cooking, espaço destinado às crianças, com rotatividade de turmas para atender a criançada que visitar o festival.

“Vão ter aulas com Tia Pri, uma chef baiana, que também tem programa na TV e é superquerida. Será uma experiência absolutamente inesquecível para crianças. É uma forma também de introduzí-las nesse mundo do chocolate de qualidade, o chocolate com alto teor de cacau”, diz Lessa.

Também integra a programação do evento o Chocoday, que ocorre no sábado, 19, e oferecerá painéis sobre as tendências do mundo do chocolate mediados por palestrantes nacionais e internacionais.

“Esse ano o Chocolat Amazônia ganha uma estrutura e um corpo inédito, vai ser a maior de todas as edições, todos os estandes estão preenchidos. São mais de 150 expositores, mais de 200 marcas de chocolate, com produtos do cacau. Um evento que começou em 2013, em Belém, e que além de ter os chefs tradicionais ou alguns dos mais renomados da cidade e do Estado, cuida da formação de novos profissionais. Esse ano nós estamos valorizando bastante os profissionais da terra, que vêm desenvolvendo um trabalho diferenciado no Estado, com a gastronomia, não só gastronomia doce, mas a gastronomia salgada, onde tem como ingrediente o chocolate derivado de cacau e aí você faz uma mistura bem interessante com pratos incríveis”, destaca Lessa.

LEIA TAMBÉM:

Produtores apresentam versatilidade do cacau em evento

Peixe está mais em conta em Belém; veja os mais baratos

Segundo o organizador, este ano o evento terá um número significativo de produtores de todo o Pará - quase 800 - que virão de várias partes do estado para as palestras. “Provavelmente é o evento sobre cacau e chocolate mais rico em termos de conteúdo do Brasil. Serão dois dias intensos com muita informação, ensinamento, inovação, e claro que isso vai impactar na vida dessas pessoas, desde simples produtores a técnicos, pesquisadores, professores e chocolatiers”, pontua.

CONHEÇA

CHOCOLAT FESTIVAL

Realizado desde 2009, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau - Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 30 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, “bean to bar”, premium e gourmet.

Em 2023, o festival já passou pelas cidades de Salvador (BA), Altamira (PA) e Ilhéus (BA), onde chegou à sua 30ª edição. Mas segue em franca expansão, chegando pela primeira vez a diversos locais. Neste ano, ainda estão previstos mais desembarques domésticos, em Linhares (ES), entre os dias 24 e 27 de agosto; Brasília (DF), Minas Gerais e São Paulo (SP), além de um internacional, no Porto (Portugal).

BIOECONOMIA

Com o tema “O Pará na Bioeconomia da Amazônia”, o Chocolat Amazônia é realizado pela MVU Eventos, detentora da marca para o Brasil e exterior; e pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau). O evento conta ainda com o apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur) e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), além da Adepará, Ceplac, Faepa, Senar Pará, Fiepa, Sebrae e Universidade da Amazônia-Unama.

Programação intensa para especialistas e leigos

Com abertura oficial ao público às 19h desta quinta, o Chocolat Amazônia terá seu primeiro Show Cooking às 19h30, sob o comando do chef Ricardo Campos. No mesmo horário, acontecerá a aula inaugural do Kids Cooking.

A partir de sexta, 18, o evento começará mais cedo, às 14h. Às 16h, a chef Nalva Avertano será a responsável por compartilhar com o público a primeira receita à base de chocolate. Na sequência, virão os chefs Cristina Franco, às 17h30; Fabio Sicilia, às 19h; e a argentina Mariana Corbetta, às 20h30. No espaço destinado às crianças, passará a acontecer diariamente, das 15h às 19h, uma aula por hora para a garotada.

No sábado, 19, a feira começa com o Chocoday, uma série de painéis. O primeiro, ministrado por Almir Vieira da Silva, às 14h30, terá como tema “A importância das análises de amêndoas de cacau fino para chocolate”. Em seguida, às 15h, Antonio Pantoja apresentará o painel “Case Abelha Cacau: chocolate, saúde, educação e turismo”, e às 15h30, as marcas Cacauway, Gaudens, Ascurra e Amazônia Cacau conduzirão o “Marcas paraenses: desafios e grandes conquistas”. Já às 16h30, os chefs Mariana Corbetta e Ricardo Campos irão compartilhar suas vivências no painel “O cacau além das nossas fronteiras”.

Seguindo a mesma linha, às 17h, a espanhola Helen Aquim abordará o tema “O ‘bean to bar’ ganha a Europa”. Por último, às 17h30, virá o painel “2013–2023: a década que mudou a história do cacau e chocolate do Pará”, sob a condução da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca do Pará (Sedap), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do próprio Chocolat Amazônia.

Quem preferir tratar de receitas culinárias em vez de negócios, terá a opção de assistir, no Show Cooking, às exposições realizadas das 16h às 20h30 pelos chefs Rita Aguiar, Mariana Corbetta, Lucas Corazza e Léo Vilela.

No domingo, 20, o último dia de evento, além das atrações já previstas no Atelier e no Kids Cooking, com início às 14h, haverá três sessões do Show Cooking: às 16h, com o chef Josenilton Santos; às 17h30, com a chef Luciana Ferreira; e às 19h, com o chef Ricardo Campos.

Além do Festival do Chocolate e Cacau, o evento agrega o Flor Pará, que reúne agricultores familiares e comerciantes de flores e plantas genuinamente amazônicas.

“É um evento que acolhe o Flor Pará, tem uma harmonia muito grande entre as duas propostas, chocolate e flor. Temos também o Flor Kids que são arranjos para crianças e o Flor Show, onde as pessoas podem aprender arranjos florais durante o evento”, acrescenta Lessa.

E tudo isso terá um clima único no Hangar, garante o organizador. “Além do evento por si só, que é uma belíssima exposição com ambiente feito por decoradores, artistas, reproduzindo ambiente de flor e de cacau, de chocolate, ambiente de convivência, nós teremos um túnel sensorial onde as pessoas são remetidas a uma floresta e uma mata onde é plantado o cacau”, adianta Lessa.

VISITE

VIII Chocolat Amazônia e Flor - Festival Internacional do Chocolate e Cacau

Quando: 17 a 20 de agosto, a partir das 14h.

Onde: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia

Quanto: Gratuito

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias