plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ENTENDA

Gastronomia ajuda a movimentar economia da Amazônia

Restaurantes apostam em pratos com ingredientes tradicionais para atrair turistas de toda a parte do mundo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gastronomia ajuda a movimentar economia da Amazônia camera Divulgação

A culinária da Amazônia é uma das mais ricas do país e ganha cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional. Belém, por exemplo, tem o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela UNESCO. A mistura de aromas e sabores faz os pratos da região Norte serem únicos. Na capital paraense, por exemplo, estabelecimentos já perceberam o aumento de turistas que visitam a cidade especialmente por conta da culinária.

O restaurante Engenho Dedé, que fica localizado no piso 1 do Boulevard Shopping, também tem os ingredientes do Norte como carro-chefe. De acordo com Sidnei Dutra, diretor comercial do local, o movimento de valorização da culinária amazônica é um trabalho longo desenvolvido por todos aqueles que trabalham com gastronomia na região e que, nos últimos anos, ganha cada vez mais força.

“A cozinha da Amazônia sempre foi uma potência. E recentemente não só o Brasil, mas o mundo inteiro começou a olhar com mais atenção para a região e com isso a gastronomia também ganhou mais espaço. O que vemos hoje em nossos restaurantes, não só em Belém, como em Manaus também, é esse fluxo do turismo gastronômico cada vez maior. A gastronomia ajuda a movimentar a economia”, destaca Sidnei.

Ainda de acordo com o diretor comercial do Engenho Dedé, um dos pratos mais pedidos por quem visita o local é o tambaqui defumado com arroz paraense, uma receita que junta ingredientes tradicionais como o peixe, tucupi e o jambu.

“Quem visita a Amazônia sempre vem com vontade de experimentar os nossos peixes. O tambaqui é muito pedido. E nessa receita fazemos a junção com um dos principais pratos locais que é o arroz paraense. É uma mistura de sabores que conquista a todos que provam”, pontua Sidnei.

A seguir, a receita completa do tambaqui defumado com arroz paraense.

Ingredientes

1 banda de tambaqui defumado

100g de camarão seco e descascado

100g de jambu

200 ml de tucupi

100g de arroz

30g de pimentão amarelo

30g de pimentão vermelho

30g de cebola brunuase

50g de farinha (acompanhamento)

30g de Cheiro verde

Azeite

Limão

Alho

Sal

Modo de preparo

  • - Asse o tambaqui defumado de 25 a 30 minutos no forno;
  • - Pegue 30 ml de azeite extra virgem, 25g de pasta de alho, 100g de camarão seco descascado, e refogue bem;
  • - Em seguida acrescenta 100g de jambu, 200 ml de tucupi e coloque o arroz branco já pré-pronto e misture até ficar uma coloração amarelada;
  • - Finalize o arroz paraense com 30g de pimentão vermelho, 30g de pimentão amarelo, 30g de cebola brunuase e 30g de cheiro verde. Sal a gosto;
  • - Sirva no prato junto com o tambaqui, limão e a farinha à parte.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gastronomia

    Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

    Últimas Notícias