plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SEM PASSAR VONTADE

Receita: bolo de fubá funcional para uma festa junina fit

De acordo com Luanna Caramalac, nutricionista funcional integrativa é possível aproveitar os bons nutrientes das comidas típicas da festa junina sem deixar de ter uma refeição saudável

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Receita: bolo de fubá funcional para uma festa junina fit camera Bolo de fubá mais saudável | Divulgação

A festa junina é uma das celebrações mais tradicionais do Brasil, e em todos os lugares, é sinônimo de muita comida! Canjica, milho verde, pipoca, pé de moleque... o cardápio junino é de dar água na boca, e é quase impossível resistir a tamanha tentação. No entanto, apesar de tudo ser muito gostoso, nem todos os pratos seguem uma linha saudável, mas para aqueles que querem manter uma alimentação equilibrada ou não querem sair da dieta, é possível fazer alterações sem passar vontade.

De acordo com a nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac Munaro, é preciso negociar e moderar a ingestão, sem exageros e sem sair da mesa com aquela sensação de ‘estar cheio’. “A dica que sempre dou é que se possível, faça escolhas melhores, evite alimentos com alta densidade energética, como frituras ou alimentos gordurosos. A melhor forma de aproveitar os bons nutrientes dos alimentos festivos sem extrapolar nas calorias é comer com moderação. O amendoim, por exemplo, é rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras, mas deve ser consumido sem passar da conta, já que uma porção de 100g possui cerca de 600 calorias.”

Outra dica da especialista, é que para a elaboração de doces, o ideal é reduzir a quantidade de açúcar, e de preferência utilizar açúcar mascavo, demerara ou eritritol.

Outra dica, para preparações salgadas é investir em alimentos mais saudáveis como espiga de milho, churrasquinho, pipoca, sopa de abóbora com gengibre etc. E, para indivíduos com sensibilidade, intolerância à lactose ou alergia a leite de vaca, as receitas à base de leite podem ser substituídas por bebidas vegetais como castanha, arroz, coco, soja e amêndoas.

A nutricionista ensina uma receita de bolo de fubá funcional. Confira:

Bolo de fubá funcional

Ingredientes:

- 1 xícara de chá́ de óleo de coco;

- 1 xícara de chá́ de farinha de amêndoas;

- 2 xícaras de eritritol;

- 2 xícaras de chá́ de fubá́;

- 1 colher de sopa de fermento químico;

- 3 ovos;

Modo de preparo:

liquidifique tudo e coloque pra assar no forno pré aquecido (180-200graus) em uma forma untada com manteiga. Tempo médio de 30 minutos.

Sugestão:

para uma receita ainda mais saborosa, Luanna indica adicionar raspas de limão siciliano ou laranja na massa antes de assar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gastronomia

    Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

    Últimas Notícias