
Considerada uma das mais autênticas do Brasil, a culinária paraense se tornou expressão importante da diversidade gastronômica brasileira, refletindo a rica história e cultura do Estado do Pará e da Amazônia, incorporando ingredientes nativos e práticas culinárias tradicionais exclusivas dessa região com forte influência africana, africana e portuguesa, tornando a mistura de povos como o elemento mais marcante dos nossos sabores.
O tacacá, prato tradicional da culinária indígena e típico da Região Amazônica, foi incluído na lista das 50 melhores "sopas" do mundo, uma seleção realizada pelo site TasteAtlas, conhecido por seu vasto banco de dados gastronômico. A iguaria amazônica conquistou o 40º lugar no ranking, destacando-se não apenas pelo sabor, mas também pela sua representatividade cultural e pela sua popularidade no Norte do Brasil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Açaí, tucupi e mais: COP30 vai permitir pratos paraenses após polêmica
- Jambu além do tacacá: o ingrediente eletrizante da Amazônia
- Culinária paraense: qual prato típico é o seu favorito?
- Faça chuva ou sol, tacacá não pode faltar nas ruas de Belém
O tacacá tem como base o tucupi, um caldo extraído da mandioca, e é enriquecido com camarões secos, alho, pimenta e sal. Essa combinação resulta em uma comida de sabor único, apreciada por muitos, especialmente no Pará. Além de seu sabor marcante, o prato ganhou ainda mais visibilidade após ser citado na música "Voando Pro Pará", da cantora Joelma, que fez sucesso nas paradas musicais.
O TasteAtlas, ao divulgar sua lista, destacou outras "sopas" de diferentes partes do mundo, com a sopa Soto Betawi, da Indonésia, conquistando o primeiro lugar. Essa sopa, feita com carne bovina e miúdos cozidos lentamente em um caldo de leite de coco, é temperada com uma mistura de especiarias como capim-limão, cúrcuma e coentro, oferecendo um sabor robusto e profundo.
O tacacá, portanto, se junta a um seleto grupo de pratos tradicionais mundialmente reconhecidos, reforçando a riqueza da culinária do Norte brasileiro e seu papel na gastronomia global.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar