
Belém se prepara para sediar um importante evento sobre bioeconomia amazônica na próxima semana, que reunirá autoridades para uma troca de ideias e estratégias que facilitem a transição energética da região.
O encontro "Bioeconomias da Amazônia: escalando uma transição sustentável" ocorrerá na próxima quarta-feira (16), das 8h30 às 17h, no Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas, em Belém. A participação é gratuita, basta inscrever-se pelo link do evento.
Leia também
- Pará reforça pesca sustentável com Unidades de Monitoramento
- Workshop revela potencial de flora amazônica na bioconstrução
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), como parte da "Semana do Clima da Amazônia". O evento contará com a participação de:
- Representantes governamentais;
- Instituições de pesquisa;
- Setor produtivo;
- Sociedade civil;
- Startups;
- Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam);
- World Resources Institute (WRI);
- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
Quer receber mais notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Programação diversificada
O encontro oferecerá cinco painéis temáticos que abordarão questões centrais da bioeconomia amazônica. São eles:
- Inovação - Discussões sobre tecnologias sustentáveis;
- Dados - Análise de informações estratégicas;
- Políticas públicas - Marcos regulatórios e governança;
- Sociobioeconomia - Impactos sociais e econômicos;
- Industrialização sustentável - Desenvolvimento industrial responsável.
Entre os destaques da programação estão exposições sobre o Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia e o Centro de Sociobioeconomia, além de estudos inéditos sobre temas relacionados à bioeconomia regional.
Lançamento do Selo Planbio
Um dos momentos mais aguardados será o lançamento oficial do "Selo Planbio", uma iniciativa do Governo do Pará para certificar ações alinhadas ao Plano de Bioeconomia do Estado.
Esta certificação visa fortalecer a estratégia de bioeconomia estadual e reconhecer iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Marketplace de bioprodutos
O evento também contará com um marketplace especial, onde empreendedores locais terão a oportunidade de expor e comercializar bioprodutos da floresta. Esta iniciativa visa fortalecer as cadeias produtivas regionais e fomentar a economia local sustentável.
Visão estratégica para a Amazônia
Segundo Camille Bemerguy, secretária de Bioeconomia da Semas, o evento representa um marco estratégico para a região. "Este evento representa um momento estratégico para a consolidação da bioeconomia como um modelo de desenvolvimento que respeita a floresta e valoriza quem vive nela", destacou a secretária.
Bemerguy enfatizou ainda que a expectativa é que "os diálogos e conexões estabelecidos impulsionem cadeias produtivas sustentáveis e fortaleçam as políticas públicas voltadas para uma transição justa e inclusiva na Amazônia".
Transformação do Pará em centro de bioeconomia
O encontro tem como objetivo principal apresentar estudos e demonstrar como o Estado do Pará vem se transformando em um centro de referência em ações de bioeconomia.
Por meio de políticas públicas e projetos estruturantes, o estado busca liderar discussões que promovam a escalabilidade da bioeconomia na região amazônica.
O evento promete ser um marco importante para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, conectando diferentes setores da sociedade em torno de um objetivo comum: criar um modelo de desenvolvimento que preserve a floresta e beneficie as comunidades locais.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar