
Quando se trata de estratégias para reduzir os impactos ambientais, mesmo as menores ações fazem diferença. Práticas sustentáveis, seja em casa, em empresas ou em instituições, contribuem para transformar realidades e muitas vezes se tornam referência.
Na Santa Casa do Pará, uma dessas iniciativas acaba de avançar. Desenvolvido em parceria entre as gerências de Tecnologia da Informação e Redes e Infraestrutura, o aplicativo de passagem de plantão concluiu sua fase de testes e uso restrito. A partir de agora, será expandido para outras categorias profissionais além da enfermagem.
A enfermeira, Clélia Andrade, que atuou no desenvolvimento da ferramenta, falou sobre o processo de criação. "O aplicativo foi homologado após 18 meses de desenvolvimento colaborativo entre os enfermeiros das Clínicas Cirúrgicas Santa Maria e Frei Caetano e a equipe de TI. Esse processo contou com reuniões semanais, levantamento de requisitos, testes de usabilidade e validações técnicas, garantindo que a ferramenta fosse construída de forma integrada com a realidade assistencial das unidades", explica
Conteúdos relacionados:
- Economia circular: enxovais hospitalares viram oportunidades
- Amazônia: Belém tem debate sobre desenvolvimento sustentável
Desenvolvido nos formatos mobile e web, a ferramenta está em uso na versão web em 100% das unidades de internação e em 67% dos centros cirúrgicos, com o objetivo de alcançar a totalidade para 100% até o final do ano, facilitando o registro e o acompanhamento das informações em tempo real.
Os enfermeiros que atuam nas áreas assistenciais da Santa Casa foram os primeiros a fazer uso do aplicativo. Após meses de experiência na enfermaria Santa Maria, a enfermeira Maira Quaresma considera a ferramenta uma aliada para o fortalecimento da segurança e qualidade do serviço prestado ao paciente.
"A comunicação entre os turnos ficou mais clara, padronizada, eficiente, garantindo um fluxo assistencial mais seguro e alinhado às práticas assistenciais mais concretas. Com o uso contínuo da passagem de plantão eletrônica, percebemos que é uma ferramenta que agrega e ajuda na assistência, pois está de pronto e fácil o acesso para facilitar a compreensão do plantão passado, deixando os enfermeiros no turno mais seguros da assistência que vão realizar", afirma a enfermeira.
A versão mobile da ferramenta está prevista para ser implantada no segundo semestre de 2025, o que permitirá que os profissionais acessem e atualizem as informações sobre o paciente à beira do leito, otimizando ainda mais o fluxo de trabalho.
Quer saber mais notícias sobre Varejo Sustentável? Acesse nosso canal no Whatsapp
Principais benefícios da implementação do aplicativo:
- Comunicação efetiva: alinhado à meta internacional de Segurança do Paciente, o aplicativo padroniza e direciona as informações essenciais sobre o paciente, promovendo uma transição segura e eficaz entre plantões e equipes. Essa comunicação estruturada reduz riscos de falhas de informação, aumentando a segurança assistencial.
- Rapidez e eficiência: a integração com o prontuário eletrônico permite que dados críticos como nome do paciente, leito e número de prontuário sejam automaticamente importados, evitando duplicidade de registros e garantindo a consistência das informações. Isso poupa tempo da equipe e reduz erros manuais.
- Sustentabilidade: com a digitalização dos processos, não há necessidade de impressões em papel, contribuindo para a preservação ambiental e para uma prática institucional mais sustentável.
- Qualidade da assistência: ao reduzir etapas burocráticas, o aplicativo permite que os profissionais de saúde dediquem mais tempo ao cuidado direto ao paciente, fortalecendo a humanização da assistência. O profissional passa a ter acesso rápido às informações clínicas, otimizando a tomada de decisão e o planejamento da assistência.
- Integração multiprofissional: a ferramenta está sendo expandida para outras categorias profissionais (equipe médica e fisioterapia), possibilitando uma abordagem interdisciplinar do cuidado e promovendo uma assistência mais coordenada e resolutiva.
- Segurança da informação: todos os dados são armazenados de forma segura e com acesso restrito a profissionais autorizados, respeitando a legislação vigente de proteção de dados e a privacidade do paciente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar