plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
VAREJO SUSTENTÁVEL

Projeto estimula desenvolvimento sustentável no Pará

A iniciativa é uma parceria entre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto estimula desenvolvimento sustentável no Pará camera Um diferencial importante é a integração com os laboratórios do PCT Guamá, que fornecem suporte técnico-científico para o desenvolvimento de produtos e serviços baseados em ciência e tecnologia. | Alex Ribeiro / Agência Pará

Uma parceria inovadora entre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) busca impulsionar a inovação sustentável na região Norte do Brasil.

Voltado para startups e empresas com soluções focadas na sustentabilidade amazônica, o programa "Impulso Amazônia" oferece uma jornada de aceleração de cinco meses, incluindo 17 workshops temáticos, mentorias individuais mensais e o suporte de um conselho multidisciplinar com especialistas em áreas essenciais como captação de recursos, propriedade intelectual, branding, finanças, transformação digital e vendas.

Leia também

Um diferencial importante é a integração com os laboratórios do PCT Guamá, que fornecem suporte técnico-científico para o desenvolvimento de produtos e serviços baseados em ciência e tecnologia.

Quer receber mais notícias do Pará e do Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Segundo João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, o "Impulso Amazônia" simboliza um marco para fortalecer a inovação com identidade amazônica, buscando gerar movimento, concentrar energia e alavancar soluções para a região.

PCT Guamá

O PCT Guamá, primeiro parque tecnológico da região Norte, é uma referência em infraestrutura e ambiente de inovação, abrigando mais de 30 empresas residentes, 40 associadas, 12 laboratórios de pesquisa e uma escola técnica.

Localizado às margens do Rio Guamá, o parque integra as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (Ufra), promovendo a conexão entre universidade, setor produtivo e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O complexo ocupa uma área de 72 hectares e participa de organizações nacionais e internacionais de promoção à inovação, como Anprotec e Iasp.

Inscrições seguem abertas

Deivison Barbosa, diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), destaca que o "Impulso Amazônia" amplia as possibilidades para empresas inovadoras crescerem com responsabilidade socioambiental, atuando como uma ponte entre ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável.

Com inscrições previstas para abrir em agosto de 2025, o programa oferece às empresas selecionadas acesso a uma rede qualificada de mentores, parceiros e serviços, fortalecendo o ecossistema de inovação da Amazônia e promovendo negócios que combinam desenvolvimento tecnológico com preservação ambiental.

Assim, o "Impulso Amazônia" representa um importante passo para consolidar a região Norte do Brasil como polo inovador, sustentável e conectado às demandas locais e globais de desenvolvimento sustentável e tecnificação.

Projeto estimula desenvolvimento sustentável no Pará
📷 |Divulgação
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Inovação em sustentabilidade

    Leia mais notícias de Inovação em sustentabilidade. Clique aqui!

    Últimas Notícias