A demanda de pacientes que precisam de transfusão de sangue, incluindo quadros hematológicos, câncer, e a Covid-19, está aumentando no Pará, segundo a Fundação Hemopa. Em contrapartida, o estoque está cada vez mais baixo.
Diante do cenário, a Fundação Hemopa está convocando voluntários da doação de sangue a comparecerem às unidades de coleta em todo estado. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pessoas.
Neste domingo (27), o Hemopa de Marabá estará aberto de 7h às 15h. E muitas pessoas atenderam à convocação e lotaram a sede do órgão no município.
Auxílio emergencial: nascidos em setembro recebem hoje
Segundo a gerente do hemocentro no município, Regiane Izaias, o órgão abriu hoje, pois muitas pessoas não conseguem doar durante a semana e aos sábados porque trabalham. “Nosso objetivo é que as pessoas venham doar, para que a gente possa manter o nosso estoque de sangue”, informou.
TRANSFUSÃO
Um levantamento da agência transfusional do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) revela que nos primeiros três meses de 2021 a unidade precisou utilizar 533 bolsas de sangue. Desse total, 20% foram destinados aos pacientes em tratamento pela Covid-19 no HRSP.
O quadro infeccioso também pode mudar a contagem de plaquetas. Se apresentar a diminuição da quantidade deste hemocomponente no organismo do paciente com Covid-19, pode ser necessária a transfusão de bolsas de plaquetas. E ainda, por se tratar de uma doença de alto grau infeccioso, a Covid-19 também pode causar um quadro de anemia.
Belém vacina bancários neste domingo. Veja os locais
QUEM PODE DOAR?
- Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
- Que pesam mais de 50 kg
- E estão em boas condições de saúde
No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação original com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as outras vacinas são 7 dias.
Serviço:
Hemocentro de Marabá - Rodovia Transamazônica, Quadra 12, S/N (Agrópoli do INCRA).
Atendimento: segunda a sexta, das 7h às 12h30. E no sábado (30) das 7h às 15h.
Contato: (94) 3312-9150.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar