Você sabia que o ator Bemvindo Siqueira, que já foi o "Seu Brasilino", personagem da Escolinha do Professor Raimundo dos anos 90 já deu uma aula sobre a Adesão do Pará a Independência do Brasil? 

O feriado estadual lembrado no domingo (15) lembrou uma data importante: o dia da Adesão do Pará à Independência do Brasil. O Pará foi o último estado do país a se juntar ao Império Brasileiro.   

Isto porque o Grão Pará, como era conhecido o território, mantinha relações econômicas e políticas mais próximas de Portugal. Como o porto de Belém é mais perto para Portugal, a província não queria aderir a Independência do Brasil, devido ter mais facilidade para negociar.

O Brasil se torna independente no dia 7 de setembro e a Província do Grão Pará não aceita fazer parte do Brasil, fiel a Portugal. Um ano depois, o Pará aceita e aderiu ao Brasil. Porém, essa adesão não foi tão simples.

De forma didática, e com muita interpretação em um vídeo de pouco mais de 4 minutos, Bemvindo Siqueira, que é natural de Carangola (MG), dá uma verdadeira aula de história no vídeo feito em seu canal pessoal em 2017. Vale a pena conferir e ficar por dentro da história de nosso estado.

Confira: 

 

MAIS ACESSADAS