A ação de testagem itinerante da Covid-19 integra um programa para abordar e convidar a população para que faça o teste contra a Covid-19, além de aproveitar o momento para compartilhar orientações sobre os cuidados que evitam a infecção pela doença. Depois de ter passado pelos municípios de Salinópolis, Benevides, Bragança, Marituba e São João de Pirabas, o serviço móvel está em Altamira, no sudoeste paraense.

Até o dia 31 de outubro, domingo, a população altamirense tem à disposição o atendimento por demanda espontânea, quando poderá procurar o local caso esteja com sintomas de síndromes gripais ou caso tenha entrado em contato com alguém infectado ou sob suspeita de ter contraído o novo coronavírus nos últimos 15 dias.

LEIA TAMBÉM:

+ 2% da riqueza de Elon Musk resolve a fome no mundo, diz ONU

+ Vídeo: Polícia resgata bebê de 2 anos deixado só em casa 

Ao chegar no local, a pessoa preenche um formulário e passa pela coleta de Swab nasofaríngeo, quando é colhido o material do nariz usando um cotonete.

Os resultados dos exames coletados serão liberados em até 48h no sistema GAL, o qual os municípios têm acesso, porém, eles também serão enviados por meio de aplicativo de mensagem aos pacientes que informarem seus contatos telefônicos, sendo que os que não tiverem podem buscar direto na secretaria de saúde do município onde o teste foi realizado.

SERVIÇO: 

Calendário do Centro de Testagem Itinerante

- 28 a 31/10 - Altamira (não será unidade móvel, serão dois pontos de atendimentos)

1º ponto: Local: Colégio Polivalente, Avenida Tancredo Neves (Centro)

2º ponto: Local: Campus da Uepa, Avenida Bom Jesus 

Horário - 8h às 12h (para os dois endereços)

Serviço já passou por cinco municípios paraenses Foto: Nailana Thiely/Ascom Uepa

MAIS ACESSADAS