O britânico Robert Weighton foi coroado na última terça-feira (31) como o homem mais velho do mundo, com 112 anos. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o tradicional encontro entre representantes do Livro Guinness do Recordes com os recordista teve que ser suspenso. Na casa de repouso em que vive no Reino Unido Robert recebeu o certificado à distância.

Nascido em 29 de março de 1908, o idoso herdou a marca do japonês Chitetsu Watanabe, que morreu em 23 de fevereiro, aos 112 anos e 355 dias.

Robert, que sobreviveu a duas guerras mundias e a três pandemias, diz não gostar muito de elogios. Ele se descreve como "um sujeito comum que viveu por muito tempo".

Em um vídeo publicado no site do Guinness, o centenário disse:

"Eu nunca fui alguém que disse 'quero escalar o Everest' ou navegar pelo mundo. Apenas levo a vida à medida que ela aparece".

Após estudar Engenharia Naval, Bob se mudou para Taiwan, onde passou dois anos aprendendo mandarim e ensinando em uma escola missionária.

Em 1937, Bob se casou com Agnes, que também era professora. O casal já havia se conhecido durante os seus estudos na Inglaterra.

Seu primeiro filho nasceu em Taiwan antes de decidirem retornar ao Reino Unido, em 1939. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial estourou, a família acabou se mudando para Toronto, Canadá.

Bob tem 10 netos e 25 bisnetos. Agnes morreu em 1995.

O Reino Unido já teve mais de 2.500 mortos por coronavírus.

Robert Weighton, o homem mais velho do mundo, recebe certificado Foto: Divulgação/Guinness World Records

MAIS ACESSADAS