Um modelo mais preciso da Sars-Cov-2, o novo coronavírus, foi criado em 3D por um estúdio especializado em animações biomédicas. Um vídeo mostra as estruturas ampliadas do vírus que provoca a covid-19.
Além de pesquisas científicas, os animadores se basearam em dados compartilhados por virologistas em um banco de dados mundial chamado Protein Data Bank. O estúdio Visual Science diz ter empregado as mesmas técnicas de bioinformática estrutural usadas nas pesquisas básicas e desenvolvimento de novas drogas.
Modelos em 3D de outros vírus, como HIV, influenza A/H1N1, Ebola, papilloma e Zika, também foram feitos pela empresa, em um projeto sem fins lucrativos para auxiliar em estudos que possam ajudar na descoberta de tratamentos e da cura para as doenças que eles provocam.
No modelo, cores brilhantes mostram as proteínas codificadas pelo genoma viral. Tons de cinza correspondem às estruturas retiradas pelo vírus da célula hospedeira. Segundo a explicação da Visual Science, é enfatizada a natureza parasitária e não autônoma dos vírus.
Microscópico
O Sars-Cov-2 é tão microscópico, que sua largura corresponde a 1/1000 de um fio de cabelo humano. De acordo com o vídeo, o vírus é considerado mais uma máquina molecular do que um organismo vivo,
O vídeo mostra como o novo coronavírus ataca as células hospedeiras do corpo das vítimas, usando-as para se multiplicar e em seguida eliminando-as. Ele explica também como o organismo humano reage para se defender.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar