plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
DOENÇAS

ONU alerta para surto de doenças transmitidas por animais nos próximos anos

A Organização das Nações Unidas (ONU), fez um alerta para a possibilidade de surgimento de novos surtos de doenças zoonóticas, transmitidas de um animal vertebrado para um humano, caso os países não tomem medidas para impedir a disseminação.Especialistas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia ONU alerta para surto de doenças transmitidas por animais nos próximos anos camera Segundo a entidade, a maioria dos casos está concentrada em países de baixa e média renda. | Reprodução

A Organização das Nações Unidas (ONU), fez um alerta para a possibilidade de surgimento de novos surtos de doenças zoonóticas, transmitidas de um animal vertebrado para um humano, caso os países não tomem medidas para impedir a disseminação.

Especialistas do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária (ILRI), responsáveis pelo estudo “Prevenir a Próxima Pandemia” lembram que a epidemia mais recente, de Covid-19, provavelmente teve sua origem em morcegos.

Antes dela, houve os surtos de ebola, a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), Febre do Nilo Ocidental e Febre do Vale Rift, com disseminação intensificada pelas ações humanas.

Entre as tendências que impulsionam o surgimento de doenças zoonóticas estão: a crescente demanda por proteína animal (a caça e o consumo de animais selvagens e exóticos), a expansão agrícola intensiva e não sustentável, o aumento da exploração da vida selvagem e a crise climática.

Para a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen, os fatos científicos mostram que “se continuarmos explorando a vida selvagem e destruindo os ecossistemas, podemos esperar um fluxo constante de doenças transmitidas de animais para seres humanos nos próximos anos”.

Segundo a entidade, cerca de 2 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças zoonóticas. A maioria dos casos está concentrada em países de baixa e média renda.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!