plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
AVANÇO

Cientistas criam teste para coronavírus que fica pronto em 20 minutos

Um teste de sangue que pode determinar a infecção por coronavírus em cerca de 20 minutos, criado por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, permite identificar se a pessoa está infectada no momento ou se já teve covid-19 no passado. O estudo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cientistas criam teste para coronavírus que fica pronto em 20 minutos camera Reprodução: Freepik

Um teste de sangue que pode determinar a infecção por coronavírus em cerca de 20 minutos, criado por pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, permite identificar se a pessoa está infectada no momento ou se já teve covid-19 no passado.

O estudo sobre o novo método foi conduzida pelo BioPRIA e pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash, incluindo pesquisadores do Centro de Excelência ARC em Ciência Convergente BioNano e Tecnologia (CBNS). Há dois brasileiros entre os pesquisadores, Rodrigo Curvello e Diana Alves, estudantes de doutorado na instituição.

Com 25 microlitros plasma de sangue, o teste analisa a aglutinação de glóbulos vermelhos para detectar a presença de anticorpos criados em resposta à infecção por coronavírus. Os pesquisadores foram capazes de recuperar leituras positivas ou negativas em cerca de 20 minutos.

O modelo de aglutinação poderia determinar se alguém foi infectado recentemente depois que se curou e também poderia ser usado para encontrar anticorpos gerados em resposta à vacinação. Enquanto os testes atuais de PCR identificam pessoas que atualmente estão com covid-19.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta permite a testagem de até 200 amostras de sangue por hora. Em alguns hospitais com máquinas de diagnóstico de alta qualidade, cerca de 700 amostras de sangue podem ser testadas a cada hora.

“Essa abordagem simples, rápida e facilmente escalável tem aplicação imediata nos testes sorológicos para SARS-CoV-2 e é uma plataforma útil para o desenvolvimento de ensaios além da pandemia de covid-19. Somos gratos aos nossos alunos de doutorado por dar vida a isso”, disse o professor Banaszak Holl, chefe de engenharia química na Universidade Monash.

Os cientistas registraram a patente e agora buscam apoio comercial e do governo para aumentar a produção. A pesquisa foi publicada na revista ACS Sensors na última sexta-feira, 17.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!