
Os polos do planeta Terra podem estar prestes a inverter. É o que a Agência Espacial Americana (Nasa) observa após perceber um enorme buraco no campo magnético do globo, especificamente na região da América do Sul e também em parte da África.
A anomalia significa que o campo magnético do planeta, um dos componentes mais importantes para manter a vida, nos protegendo por exemplo dos raios ultravioletas, está perdendo a intensidade.
Além de serem cancerígenos (por isso os raios ultravioleta são perigosos), eles podem destruir a atmosfera. E é por isso que Marte só tem 1% da densidade da atmosfera terrestre – seu campo magnético já se foi.
A inversão magnética ocorre quando os pólos magnéticos de invertem ao ponto de o sul ficar onde hoje é o norte magnético, e já estamos vendo essa mudança lentamente. Entretanto, essa anomalia pode significar uma mudança mais rápida do que esperamos, gerando diversas instabilidades no campo magnético.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar