Fora as catástrofes naturais, a maior ameaça à humanidade é uma guerra nuclear. O assunto começou a surgir ao fim da Segunda Guerra Mundial, após o lançamento de duas bombas atômicas no Japão. De lá para cá, a produção desses armamentos se consolidou por parte de várias potências, e virou até motivo de conflito.
Na última quinta-feira (20 de agosto), a Rússia liberou imagens de um teste feito em 1961 com a Tsar-Bomba, uma bomba de hidrogênio RDS 220, a mais potente já criada no mundo. Ela foi detonada em outubro daquele ano, e liberou energia equivalente a cerca de 57 milhões de toneladas de TNT (trinitrotolueno). Ela foi desenvolvida durante os anos 50 e 60, durante a corrida armamentista entre Estados Unidos e União Soviética.
Agora, o país liberou 40 minutos de imagens inéditas, que, até então, eram sigilosas. A primeira meia hora do vídeo faz uma propaganda ao programa nuclear soviético, da construção à detonação da Tsar.
A explosão aconteceu na costa da Ilha Severny, perto do Oceano Ártico, explodindo a 4.000 metros acima do solo.
Assista:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar