Um adolescente, de 16 anos, foi arremessado de uma ponte no rio Mapocho, no Chile, por um policial durante o protesto que acontecia na Praça Baquedano, no centro da cidade de Santiago na última sexta-feira (2). O jovem sofreu traumatismo craniano, está internado, mas não corre risco.

LEIA TAMBÉM: Lucro na pandemia: Brasil chega a 238 bilionários neste ano

Um vídeo foi divulgado por um perfil de uma entidade jornalística do país nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver o adolescente sendo agarrado pelo agente, que o empurra em direção à ponte e ainda assiste a queda.

Veja abaixo:

Ante el veto informativo de medios, denunciamos que niño 16 años fue lanzado por Carabineros al río #Mapocho durante protestas en #PlazaDeLaDignidad. La represión no se detiene y evidencia graves limitaciones a la libertad de expresión y manifestación por parte del Estado #Chile. pic.twitter.com/PTyqZ7Qvej

— Colegio Periodistas de Chile (@ChilePeriodista) October 3, 2020

O Chile está sob tensão desde o final de 2019, quando os protestos se intensificaram devido o aumento nas passagens de metrô, ficando cada vez mais violentos, com mortes, cancelamento de voos e até toque de recolher. Com a pandemia, as manifestações foram contidas, mas voltaram às ruas nos últimos dias. O aumento de 3,75% chegou a ser suspenso, mas os protestos permaneceram.

No último sábado (3), o governo chileno disse que ordenou uma investigação sobre o caso. 

Protestos no país acontecem desde o final de 2019 após aumento da passagem do metrô. Foto: Reprodução/Redes Sociais

MAIS ACESSADAS