plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GIÓGLIFO

Desenho de gato gigante de 2 mil anos é encontrado no Peru 

A imagem foi revelada na última quinta-feira (15) pelo governo peruano

Imagem ilustrativa da notícia Desenho de gato gigante de 2 mil anos é encontrado no Peru  camera A imagem revelou um gato descansando | Oficina de Comunicación e Imagen/Ministerio de Culta Peruano

O desenho de um gato gigante foi descoberto no deserto de Nazca, no Peru, e foi revelado na última quinta-feira (15) pelo governo peruano. A região chamada de Linhas de Nazca é conhecida por abrigar vários geóglifos (grandes desenhos feitos no solo), e é considerada como um patrimônio da humanidade pela Unesco.

Como um gato gigante passou tanto tempo escondido? É porque não havia como enxergá-lo. A imagem se tornou vista após a construção de uma plataforma de observação na região, que concedeu o ângulo necessário para que a imagem fosse vista.

Em nota oficial, o ministro da Cultura do Peru, Alejandro Neyra, afirmou que "a figura estava pouco visível e prestes a desaparecer, porque se encontra em uma íngreme elevação que é propícia aos efeitos da erosão natural".

Belém tem pela primeira vez uma indígena como candidata a vereadora

Cientistas acreditam que o desenho foi feito de forma simples: por meio de depressões na terra que expõem uma coloração diferente de camadas inferiores. Por conta disso, a erosão seria mesmo fatal à arte. Entretanto, Neyra afirmou que o geóglifo foi limpo e restaurado.

À agência de notícias Efe, o arqueólogo-chefe da Linhas de Nazca afirmou que o gato é mais antigo que a própria cultura Nazca, situada historicamente entre os anos 200 e 700, d.C. A imagem é, na realidade, do fim da era dos Paracas, entre 500 a.C. e 200 d.C

Linhas de Nazca

Foram classificadas como Patrimônio Mundial da Unesco em 1994, na época, apenas 30 desenhos do tipo haviam sido encontrados. Até 2015, pesquisas revelaram mais 40 geóglifos, e já no fim de 2019, mais 143 figuras foram encontradas. "Com essa descoberta [do gato], mais uma vez, revela-se o rico e variado legado cultural que guarda a zona, que também se insere na área inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco", disseram os porta-vozes do Ministério.

Encerramento do Círio 2020 terá missas em vários horários na Basílica de Nazaré

As linhas de Nazca foram criadas entre 100 a.C. e 300 d.C. pela população que vivia na região. Sua função até hoje é considerada um mistério, alguns especialistas sugerem que eram feitas para fins ritualísticos e para situar viajantes em relação a onde estavam.

"As linhas e geóglifos constituem uma paisagem cultural de profundo significado e simbolismo, pois expressam o mundo mágico e religioso das sociedades pré-hispânicas Paracas e Nasca, que por mais de 1.500 anos os desenharam nas areias e montanhas do deserto", afirma o governo peruano, em declaração à imprensa.

"Hoje, elas são um testemunho do gênio criativo dos antigos colonos americanos e dos conceitos e formas únicas de expressão religiosa que desenvolveram ao longo de sua história."

O geoglifo mede 37 metros de comprimento e suas características estilísticas, é anterior às famosas figuras do Pampa Nazca, datando de 100 a.C. a 200 a.C.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias