Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
ALGORITMO

Tecnologia pode detectar infectados pela covid-19 apenas pelo som da tosse

Segundo um dos pesquisadores, o algoritmo poderá ajudar no retorno às atividades normais auxiliando na rápida identificação de infectados

terça-feira, 03/11/2020, 15:59 - Atualizado em 03/11/2020, 16:07 - Autor: Redação

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Tecnologia pode detectar infectados pela covid-19 apenas pelo som da tosse
| Reprodução

O laboratório do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial que afirma ter uma taxa de sucesso de 98,5% na identificação de pessoas infectadas com o novo coronavírus. As informações são do jornal britânico Metro.

Os pesquisadores disseram que as pessoas com covid-19 produzem tosses com sons diferentes, que podem ser captados pela tecnologia, mas não pelos ouvidos humanos. 

O co-autor do artigo e cientista Brian Subirana disse: "A maneira como você produz som muda quando você tem Covid, mesmo se você for assintomático. Casos de uso prático podem ser para triagem diária de alunos, trabalhadores e público, conforme escolas, empregos e transporte reabrem, ou para testes de piscina para alertar rapidamente sobre surtos em grupos".

O laboratório do MIT coletou cerca de 70.000 amostras de áudio de diferentes tosses com 2.500 tosses de pacientes confirmados com coronavírus. 

A tecnologia vai ajudar a aprender a detectar tosses de Covid-19 da mesma forma de "uma máquina com muitos raios-X é capaz de detectar o câncer", disse o especialista em inteligência artificial Calum Chace. 

O MIT não é o primeiro a realizar essa pesquisa. A Cambridge University, a Carnegie Mellon University e a Novaic, empresa de saúde no Reino Unido, estão trabalhando em iniciativas semelhantes. 

O projeto de som de Cambridge relatou uma taxa de sucesso de 80% em julho e agora diz que teve cerca de 30.000 amostras de tosse e respiração.  "É um exemplo de IA sendo útil. - E, pela primeira vez, não vejo muita desvantagem nisso", disse Chase.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS