Pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirmam que um novo vírus encontrado na Bolívia com sintomas semelhantes aos do Ebola pode ser transmitido entre humanos e é tão mortal quanto.
- ONU alerta para surto de doenças transmitidas por animais nos próximos anos
- Imagens inéditas mostram ação do novo coronavírus infectando células
Com base no relatório anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH), o mammarenavírus de Chapare teria se espalhado entre profissionais de saúde no país no ano passado, atingindo residentes um médico de uma ambulância e até um gastroenterologista após encontros com pacientes infectados; dois desses profissionais morreram posteriormente.
A suspeita, segundo os cientistas, é que os fluidos corporais podem carregar o vírus, cujos sintomas são febre hemorrágica, dores abdominais, vômitos, sangramento nas gengivas, erupção cutânea e dor atrás dos olhos.
LEIA TAMBÉM:
- Câncer de próstata: prevenção ainda é o melhor caminho
- Eficácia da vacina da Moderna é quase 95%, mostram resultados
- Estudo no Amazonas descobre 4 linhagens inéditas do coronavírus no Brasil
Enquanto não existe um tratamento específico, os pesquisadores correm contra o tempo para descobrir qual é o hospedeiro primário do vírus.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar