Notícias / Mundo-Notícias
PANDEMIA

Covid-19 se transformará em resfriado em menos de 10 anos

Segundo os cientistas, quando a maioria da população for vacinada, o patógeno começará a desaparecer aos poucos

sexta-feira, 15/01/2021, 14:48 - Atualizado em 15/01/2021, 14:48 - Autor: Com informações Istoé


Imagem ilustrativa da notícia: Covid-19 se transformará em resfriado em menos de 10 anos
| Reprodução

O mundo acaba de entrar em um novo pico da pandemia do novo coronavírus e o início da vacinação em massa, será determinante no que pode acontecer com o vírus nos próximos anos.

De acordo com um estudo publicado na Science, o SARS-CoV-2 nunca desaparecerá, mas isso não significa ser uma coisa ruim. Quando a maioria da população for vacinada, o patógeno começará a desaparecer aos poucos, passando ser uma infecção assintomática em adultos ou apenas um leve resfriado em crianças.

Segundo o jornal El País, os cientistas baseiam nessa afirmação em um modelo matemático que reproduz a propagação do vírus. Outros especialistas em evolução viral e imunologia apoiam suas conclusões.

“Nosso modelo sugere que essa transformação levará entre um e 10 anos”, explica Jennie Lavine, pesquisadora da Emory University (EUA) e primeira autora do estudo.

LEIA TAMBÉM!


O prazo exato vai depender da rapidez com que o vírus se espalha e da velocidade da vacinação. Um fator mais complexo também desempenha um papel: por quanto tempo uma pessoa fica imune a Covid-19 após ser infectada ou receber a vacina.

“Idealmente, a capacidade de bloquear a doença é de longa duração, mas a capacidade de transmissão é mais curta”, detalha Lavine. Há um fator final: quantas infecções ou doses de vacina serão necessárias para construir uma imunidade forte?

Para a especialista, essa transição marcará a passagem de um vírus pandêmico para um endêmico, ou seja, estará sempre presente e poderá causar surtos específicos sem muita virulência.


Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS