Um terremoto de magnitude 6.2 na ilha de Sulawesi, na Indonésia, nesta quinta-feira (14), matou pelo menos 42 pessoas, feriu mais de 820 e obrigou outras 15 mil a deixarem suas casas. As autoridades alertaram para o risco de que novos tremores provoquem um tsunami.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro já disse que segunda onda era 'conversinha' e Manaus entra em colapso

Covid-19 se transformará em resfriado em menos de 10 anos

Produzida no Brasil, série inédita ‘Angry Birds Bubble Trouble’ estreia no YouTube

Mais de 300 casas, além de dois hotéis e a residência oficial de um governante regional, sofreram danos significativos nas cidades de Mamuju e Majene que, juntas, têm cerca de 170 mil habitantes. Ao menos dez pessoas ficaram presas nos escombros de um hospital, informou o responsável pelo serviço local de socorros à agência de notícias AFP.

Alerta de Tsunami

O terremoto foi sentido fortemente por cerca de sete segundos, mas não disparou um alerta de tsunami -de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos, o epicentro estava a 18 km de profundidade e ocorreu às 2h18 desta sexta (15h18 de quinta, no horário de Brasília).

Segundo a chefe a Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia, Dwikorita Karnawati, são esperados tremores secundários, com a possibilidade de que um novo seja forte o suficiente para provocar um tsunami.

Em meio à crise, Brasil envia maior avião de carga para treinar nos EUA

A agência registrou 26 tremores secundários em um período de 24 horas - eles causaram deslizamentos de terra, interromperam o fornecimento de energia elétrica e destruíram pontes que ligam as cidades aos centros regionais. Mais cedo nesta quinta, outro terremoto de magnitude 5.8 já havia atingido a região, sem causar danos significativos.

Mais de 300 casas, além de dois hotéis e a residência oficial de um governante regional, sofreram danos significativos nas cidades de Mamuju e Majene. Foto: Reprodução/CNN

MAIS ACESSADAS