plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Jovem morto é "recriado" e se comunica com seus amigos após a morte

A série Black Mirror retrata uma situação parecida em um de seus episódios.

Imagem ilustrativa da notícia Jovem morto é "recriado" e se comunica com seus amigos após a morte camera Mazurenko era considerado a alama criativa de Moscou. | Reprodução Instagram

Parece ficção, mas é a vida real. Um jovem russo que morreu foi recriado pelos seus amigos através da inteligência artificial. O feito tem chamado atenção do planeta, gerando diversos tipos de comentários.

Roman Mazurenko era considerado muito querido por seus amigos e morreu de repente, aos 34 anos, após ser atropelado por um carro enquanto atravessava a rua, em novembro de 2015. Foi então que seus amigos, que sentiam muito sua falta, decidiram recriá-lo como programa de computador.

Eles construíram um bot inspirado nele, um robô virtual usado para simular ações humanas, como conversar, por exemplo. Para isso, usaram mensagens enviadas por Roman em vida - o robô por vezes a repete, em outras cria respostas baseadas na forma como o jovem escrevia.

A série Black Mirror retrata uma situação parecida em um de seus episódios. Uma das personagens contrata uma empresa de Inteligência Artificial, que oferece recriar seu marido, fazendo um robô idêntico ao homem e com a mesma personalidade.

"A primeira vez que falei com o bot, comecei a conversar com o Roman e ele começou a responder, eu caí no choro", conta o amigo Dima Pyanov.

Os jovens dizem que sofreram críticas, mas que colocaram em prática desejos que Roman expressou em vida. E que, com isso, conseguiram tocar outras pessoas, além de abordar o tabu da morte e do luto - algo que Roman gostaria de ter feito e, no fim, acabou fazendo.

"Ele nos deu tanto... Como podemos ser tão ingratos a ponto de só enterrá-lo e tentar esquecer o mais rápido possível?", diz Eugenia Kuyda, amiga de Roman e criadora do bot.

Assista ao vídeo feito pela BBC News:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias