plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EUA

Recebida com aplausos, Kamala assume presidência do Senado pela 1ª vez

A vice-presidente é a primeira mulher e pessoa negra no cargo

Imagem ilustrativa da notícia Recebida com aplausos, Kamala assume presidência do Senado pela 1ª vez camera Reprodução/Instagram

Horas após sua posse como nova vice-presidente dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20), Kamala Harris assumiu pela primeira vez o comando do Senado sob aplausos de seus colegas da Casa. Pela lei americana, o vice acumula também o cargo de presidente do Senado.

Como é a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir o cargo de vice-presidente, ela consequentemente é a primeira mulher e a primeira negra a comandar o Senado. Como a Câmara também é comandada por uma mulher -a democrata Nancy Pelosi-, agora todo o Legislativo americano é chefiado por mulheres.

Em seu primeiro ato como presidente da Casa, Kamala empossou três novos senadores: Jon Ossoff, Rapahel Warnock (ambos da Geórgia) e Alex Padilla (Califórnia). Este último é o substituto da própria Kamala, que renunciou a seu mandato como senadora na segunda (18) para poder assumir a Vice-Presidência. Ela não segurou o riso ao anunciar a coincidência.

Com a posse dos três novos senadores, os democratas retomam o controle da Casa depois de seis anos como minoria. O partido agora tem 50 cadeiras na Casa (incluindo dois independentes que votam com a sigla), contra 50 votos dos republicanos. Em caso de empate, porém, cabe a própria Harris -que também é democrata- o voto de minerva.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias