Os homens que foram infectados com o novo Coronavírus podem ter sua fertilidade reduzida, segundo estudo divulgado neste final de semana pela revista científica Reproduction.
O estudo indica que a infecção por Covid-19 pode causar aumento da morte, inflamação e estresse oxidativo dos espermatozoides.
O estudante de doutorado e líder da pesquisa, Behzad Hajizadeh Maleki, juntamente com sua equipe da universidade alemã de Justus-Liebig, investigaram o efeito da doença no organismo e na fertilidade masculina.
VEJA TAMBÉM!
- Covid-19 pode diminuir tamanho e grossura do pênis, aponta estudo
- Bill Gates quer escurecer o sol para reduzir aquecimento global
- Indonésia condena casal gay a 85 chicotadas
A análise foi realizada em intervalos de 10 dias para um tempo de acompanhamento de 60 dias, em 84 homens com Covid-19 e 105 saudáveis de mesma idade.
Em homens com Covid-19, os marcadores de inflamação e estresse oxidativo nas células espermáticas aumentaram em mais de 100% em comparação com controles saudáveis da mesma idade.
Além disso, para os homens que contraíram o vírus, a concentração de espermatozoides foi reduzida em 516%, a mobilidade em 209% e a forma da célula do esperma foi alterada em 400%.
Behzad Hajizadeh Maleki explica que “os resultados deste estudo sugerem também que o sistema reprodutor masculino deve ser considerado uma via vulnerável de infecção pela Covid-19 e deve ser declarado um órgão de alto risco pela Organização Mundial de Saúde”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar