Um estudo publicado por cientistas indianos aponta que pessoas que usam óculos têm até três vezes menos chances de ser infectadas com a Covid-19. Para obter esse resultado introdutório, 304 pacientes passaram por uma análise, sendo que 58 deles usavam óculos ou de grau ou de sol.
Ainda em fase preliminar, a análise também descobriu que pessoas pobres e sem educação formal têm mais probabilidade de pegar o vírus, em parte porque não usam tanto óculos, conforme publicação no site especializado "Medrxiv". Segundo o relatório publicado na Índia, as pessoas tocam o rosto 23 vezes por hora e os olhos três vezes por hora, em média.
"A transmissão ocorre ao tocar o rosto, nariz, boca e olhos. Tocar o nariz e a boca é significativamente reduzido ao usar uma máscara facial de maneira adequada. Mas usar uma máscara facial não protege os olhos. Tocar e esfregar os olhos com as mãos contaminadas pode ser uma via significativa de infecção do vírus. O risco do Covid-19 foi duas a três vezes menor na população que usava óculos do que na população que não usava. Isso pode ser devido a menos toques e fricção nos olhos durante o uso de óculos. O papel protetor dos óculos foi considerado estatisticamente significativo", escreveu Amit Kumar Saxena , líder da pesquisa, ao publicá-la.
Outro estudo, realizado antes do indiano, na China, para medir a relação entre usuários de óculos e a baixa taxa de transmissão, apontou que apenas 16 pacientes de um total de 276 internados com Covid-19 no hospital Suizhou Zengdu, na província de Hubei, tinham miopia e usavam óculos com frequência, contou a CNN.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar