Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
TENSÃO

Mistério na Indonésia: submarino desaparece com 53 pessoas

O submarino KRI Nanggala-402 realizava um exercício com torpedos nas águas a norte da ilha de Bali, mas deixou de transmitir os dados como se esperava, disse um porta-voz da marinha.

quarta-feira, 21/04/2021, 12:50 - Atualizado em 21/04/2021, 13:06 - Autor: Fonte: BBC


Imagem do KRI Nanggala-402 disponibilizada pela Marinha indonésia INDONESIAN NAVY/EPA
Imagem do KRI Nanggala-402 disponibilizada pela Marinha indonésia INDONESIAN NAVY/EPA | INDONESIAN NAVY/EPA

Imagine ficar preso no fundo do mar, com oxigênio limitado e sem que ninguém saiba onde você está?

Essa é a situação que acontece com uma tripulação de uma embarcação da Indonésia, em um caso que faz relembrar o que aconteceu com um submarino argentino que desapareceu matando 44 marinheiros em 2018.

Um submarino indonésio desapareceu com 53 pessoas a bordo esta quarta-feira (21), no norte de Bali, capital do país asiático. As autoridades já pediram ajuda à Austrália e a Singapura, países próximos, para encontrar pistas sobre o paradeiro da embarcação.

O submarino KRI Nanggala-402 realizava um exercício com torpedos nas águas a norte da ilha de Bali, mas deixou de transmitir os dados como se esperava, disse um porta-voz da marinha.

“Ainda estamos a procurar 53 pessoas nas águas de Bali, mais precisamente a 96 quilómetros da ilha”, disse Hadi Tjahjanto, chefe militar, confirmando que o país já pediu ajuda às nações vizinhas.

O contato com o submarino foi perdido durante a madrugada de hoje, por volta das 4h. A rede de notícias BBC avança que a embarcação ficou incomunicável logo após ter recebido autorização para mergulhar a maior profundidade.

“Os militares estão em busca”, disse Julius Widjojono, porta-voz da Marinha indonésia, sublinhando que, apesar do conhecimento da área, as águas são muito profundas no arquipélago de Bali.

O Ministério da Defesa avançou que, enquanto era realizada uma busca aérea pelo submarino desaparecido, foi encontrado um derrame de petróleo num local próximo à última posição conhecida da embarcação. Foram destacados dois navios da marinha com sistemas de sonar para ajudar nas buscas, disse o ministério em comunicado.

A agência Reuters avança que a marinha realizará uma conferência de imprensa para fornecer mais informações sobre as buscas na quinta-feira.

O KRI Nanggala-402, que pesa 1395 toneladas, foi construído na Alemanha em 1978, de acordo com o site do governo da Indonésia. O submarino, que se juntou à frota da Indonésia em 1981, foi remodelado durante dois anos na Coreia do Sul, processo que ficou concluído em 2012.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS