Já se perguntou se aquele aparelho celular que você não usa mais poderia ser útil para outra pessoa? A iniciativa de um adolescente de 17 anos que conserta celulares usados para doá-los a estudantes de baixa renda ganhou destaque no mundo.
O chileno Tiberio Malaiu está no último ano no ensino médio, mas todas as suas energias estão voltadas no projeto Collecting Dust (“Coletando poeira”, em tradução livre).
Antes do projeto surgir, em janeiro deste ano, o jovem já havia participado de oficinas para alunos sem acesso a tecnologias, como celular e internet. Ele sentia que precisava fazer algo para ajudá-los.
“Percebi que havia uma grande carência tecnológica e que muitos não conseguiam se conectar, porque não tinham acesso à internet ou ao celular”, conta Tiberio em entrevista a um canal local.
Atualmente, Tiberio conta com um grupo de oito pessoas, entre amigos e desconhecidos que se ofereceram para ajudar a consertar os aparelhos. Sua única exigência é que os aparelhos consigam rodar aplicativos que os estudantes precisam para suas aulas virtuais, como o Google Classroom, Zoom, Google Meet, WhatsApp etc.
Na primeira vez que fez uma doação, o próprio Tiberio entrou em contato com uma escola que precisava dos aparelhos. Depois, os próprios diretores das instituições de ensino o procuraram.
Segundo Tiberio o objetivo é atingir o maior número de estudantes possível e o projeto não vai acabar, mesmo depois que a pandemia passar e as aulas presenciais retornarem. Ainda segundo o jovem, as doações contribuem para diminuição a produção de lixo eletrônico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar