plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

“Tanta dor e dificuldade”, diz prefeito de NY sobre Brasil

A declaração de Blasio sobre o Brasil, que mistura lamentação com uma ponta de crítica, remete aos embates que o prefeito americano teve com Jair Bolsonaro

Imagem ilustrativa da notícia “Tanta
dor e dificuldade”, diz prefeito de NY sobre Brasil camera Bill de Blasio, comentou a situação do Brasil durante a pandemia de coronavírus | Ed Reed / Mayoral Photography Office

Em entrevista coletiva nesta terça (11), o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, comentou a situação do Brasil durante a pandemia de coronavírus. "Meu coração está com os brasileiros. Há tanta dor, tanta dificuldade", afirmou o democrata, após uma pergunta feita pela TV Globo.

Blasio respondia sobre os planos para vacinar turistas contra a Covid e disse que Nova York está pronta para imunizar viajantes, algo que depende do aval do governador do Estado, o também democrata Andrew Cuomo. Na semana passada, Blasio anunciou que, caso a proposta seja liberada, haverá pontos de imunização em lugares turísticos, como o Central Park e a Times Square. "Isso é parte de um 'bem-vindo de volta à cidade de Nova York'. Nós queremos que todos estejam seguros", afirmou o prefeito.

Ainda que não tenha dado aval para a vacinação de turistas de fora dos EUA, Cuomo recentemente autorizou a expansão do programa de imunização a visitantes domésticos. Até então, de acordo com as regras vigentes, apenas residentes e trabalhadores locais poderiam receber os fármacos.

A declaração de Blasio sobre o Brasil, que mistura lamentação com uma ponta de crítica, remete aos embates que o prefeito americano teve com Jair Bolsonaro. Em maio de 2019, o presidente brasileiro iria receber a homenagem de "Pessoa do Ano", dado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, no Museu de História Natural, em Nova York, mas o local se recusou a receber o evento, após um pedido de Blasio.

"Isso [homenagear Bolsonaro] vai além de uma mera ironia e chega a ser uma contradição chocante. Esse cara é um ser humano muito perigoso", disse o prefeito, à época. Após o cancelamento, Bolsonaro e seus aliados no Brasil atacaram o democrata. "Eu não poderia comparecer a uma cidade onde o chefe do Executivo, o prefeito, no caso, se comportava como um radical, promovendo e se preparando para fazer manifestações, as piores possíveis, contra a minha presença", disse o presidente brasileiro.

Frente à recusa, o evento da Câmara de Comércio Brasil-EUA foi transferido para Dallas, no Texas.

Com mais de 60% da população adulta do estado imunizada com ao menos uma dose, Nova York vê, agora, o ritmo da campanha diminuir, o que levou autoridades a criar campanhas para estimular a vacinação. Nesta terça, o governador Cuomo anunciou prêmios a quem se imunizar: haverá postos em estações de trens e do metrô, e quem tomar uma dose ganhará passes com viagens grátis.

Na semana passada, o governador já havia dito que pessoas vacinadas ganharão ingressos para jogos de beisebol do Yankees e do Mets. E, na segunda, o prefeito disse que atrações como o Lincoln Center e o Zoológico do Bronx darão entradas para quem tomar a vacina.

Desde maio de 2020, os Estados Unidos vetam a entrada de viajantes que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias. Há exceções para os portadores de green cards (residência permanente nos EUA), cônjuges, filhos e irmãos de americanos residentes no país e para estrangeiros que viajem a convite do governo americano, além de integrantes de tripulação aérea. No fim de abril, o governo americano abriu exceções para autorizar a entrada de algumas categorias de estudantes e de jornalistas brasileiros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias