plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ILEGAL

"Cocaína do mar" ameaça espécie rara de extinção

Pesca clandestina do peixe é um dos principais motivos para a captura não autorizada da vaquita

Imagem ilustrativa da notícia "Cocaína do mar" ameaça espécie rara de extinção camera Uma totoaba sendo capturada | Naguales/ Reprodução

Um dos tesouros do México é o peixe vaquita, uma toninha prateada com grandes olhos. Mas seus dias podem estar contados por causa da pesca ilegal de outra espécie protegida: a totoaba, mais conhecida como "cocaína do mar".

Conheça a rã do tamanho de um bebê humano! Veja o vídeo

A totoaba é um grande peixe que, antes de entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção no México, era usado principalmente para a alimentação. O problema é que os asiáticos foram ao local em busca da bexiga natatória da totoaba. Na China, ela é muito valiosa por causa de propriedades medicinais nunca comprovadas cientificamente. O nome "cocaína do mar" vem exatamente da venda do peixe ser ilegal e rentável.

A ameaça à vaquita vem do fato de que a maioria dessas embarcações que pescam a "cocaína do mar" não é licenciada. Para retirar a totoaba, os pescadores utilizam redes que podem matar também a espécie vaquita.

O governo mexicano, para ajudar, distribuiu 3 mil "suriperas", que são redes seguras para vaquitas, mas os pescadores não aderem ao seu uso e reclamam que elas reduzem as capturas em 80%, portanto não conseguindo o lucro esperado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias