Imagens angustiantes de pessoas procurando um lugar melhor para viver geralmente fugindo de conflitos nos lugares onde moram ou por questões políticas nas chamadas crises humanitárias. São os chamados "Órfãos da Terra", que se multiplicam mundo à fora.

Nas últimas horas, publicações do noticiário internacional mostram um menino migrante no mar, com garrafas de plástico presas ao corpo, em uma tentativa desesperada de se manter na superfície, enquanto nada na tentativa de chegar ao enclave espanhol de Ceuta, situado ao extremo norte do continente africano.

Embora fique na África e seja fisicamente atrelada ao Marrocos, Ceuta é uma cidade autônoma administrada pela Espanha. Além de Ceuta, Melilla (também um enclave em território marroquino) e algumas ilhotas ao longo da costa do Marrocos constituem os territórios espanhóis do norte da África.

Seis mil desesperados nadam até Espanha para conseguir asilo

O jovem foi visto na água por soldados na praia de El Tarajal, nesta quarta-feira (19). Visivelmente angustiado, o menino dá braçadas em direção à costa, onde um soldado espanhol o chama. O menino então é visto chegando à praia, removendo as garrafas da cintura e tentando escalar o muro da cidade. Mas ele é interceptado e levado por soldados.

Nas últimas semanas, cerca de 8.000 pessoas – incluindo 2.000 menores – chegaram ao território espanhol. Assim como o garoto que aparece no vídeo, a maioria dos migrantes foi enviada de volta. A Espanha acusa o Marrocos de desrespeito à União Europeia e de disposição de arriscar a vida de seus cidadãos em uma disputa diplomática entre os países. 

Nas últimas semanas, cerca de 8.000 pessoas – incluindo 2.000 menores – chegaram ao território espanhol. Assim como o garoto que aparece no vídeo, a maioria dos migrantes foi enviada de volta Foto: Reprodução - YouTube

MAIS ACESSADAS