Notícias / Mundo-Notícias
ALTERNATIVA

Fones de ouvido podem ser usados como aparelhos auditivos?

Os AirPods Pro pode atuar como um primeiro passo, barato, caso exista a necessidade de ter de usar um aparelho auditivo.

segunda-feira, 24/05/2021, 09:15 - Atualizado em 24/05/2021, 11:14 - Autor: Com informações Istoé


Em termos tecnológicos os fones têm praticamente tudo para ajudar o usuário a obter um melhor som, mesmo aqueles com pequenas perdas auditas.
Em termos tecnológicos os fones têm praticamente tudo para ajudar o usuário a obter um melhor som, mesmo aqueles com pequenas perdas auditas. | Reprodução/Unsplash

Alguns fones de ouvido hoje tem uma tecnologia  tão avançada que pode ajudar até quem tem perdas auditivas mínimas. De acordo com um estudo da Auditory Insight, os usuários dos AirPods Pro podem contar com o recurso de amplificação assim como com o cancelamento de ruído ativo. Estas tecnologias podem melhorar a audição e a saúde ao longo do uso.

Além das vantagens em termos de saúde auditiva, o estudo aponta também que podem substituir a utilização de um aparelho convencional que poderá provocar algum estigma social devido ao seu design excessivo. Assim, os AirPods podem suavizar esses problemas ao nível psicológico.

A Apple, assim como outras empresas, colocou no mercado fones de vários formatos que estão equipados com tecnologias de melhoramento auditivo. Os AirPods Pro são um exemplo, eles vêm equipados, e além do cancelamento ativo de ruído, tem o modo transparência, equalização adaptativa, sistema de ventilação para equalização da pressão, transdutor Apple de grande amplitude e amplificador especial de elevada gama dinâmica.

Tudo isto permite um controle do som emanado pelos fones de ouvido, com controle do ruído que passa para o canal auditivo vindo de fora e uma oferta de som envolvente e espacial. 

Portanto, em termos tecnológicos os fones têm praticamente tudo para ajudar o usuário a obter um melhor som, mesmo aqueles com pequenas perdas auditas. É o que conclui o estudo da empresa de pesquisa, a Auditory Insight, após análise dos dados.

A Apple não vende a linha de AirPods como um produto de saúde, mas quando combinados com a app Saúde, o usuário pode criar um perfil auditivo para conhecer melhor como ouve. Principalmente, os AirPods Pro pode atuar como um primeiro passo, barato, caso exista a necessidade de ter de usar um aparelho auditivo.

Óbvio que os AirPods Pro não podem substituir os aparelhos auditivos tradicionais, como o caso daqueles que tem perda auditiva severa. Porém, eles, podem fornecer um primeiro passo para a perceção da perda de audição.

Para este estudo, a Apple Research fez com que milhares de participantes de março de 2020 a março de 2021 registassem dados sobre a sua audição e respondessem a algumas questões. Os dados do estudo mostraram que 25% dos participantes experimentam uma média diária de exposição ao som ambiental superior ao limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS