Os amantes em observar o céu e as estrelas já podem ir se preparando! Na próxima quinta-feira (10), vai acontecer um fenômeno muito raro: um eclipse anular, tipo de eclipse solar parcial que forma o chamado “anel de fogo” no céu.
Mas, afinal, qual a diferença desse para um eclipse solar comum? Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. Já no eclipse anular, a Lua está num ponto mais distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do Sol aparecerem. Esse efeito faz com que a forma de um “anel de fogo” apareça no céu.
VEJA TAMBÉM!
- Eclipse deste domingo será o mesmo que houve na "batalha de Josué"
- 'Nuvem arco-íris' surge no céu e impressiona a web. Veja!
- Eclipse solar surpreende com tamanha beleza; veja!
Essa é a primeira vez que um eclipse anular acontece em 2021. O fenômeno só poderá ser visto no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. Na costa leste dos Estados Unidos, em Montreal, no Canadá, e em Londres.
O eclipse durará cerca de 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Caso você esteja em um desses países, especialistas recomendam que use óculos especiais para assistir o fenômeno, para evitar danos nos olhos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar