Diário Online
Notícias / Mundo-Notícias
FENÔMENO

Eclipse formará “anel de fogo” no dia 10 de junho

Essa é a primeira vez que um eclipse anular acontece em 2021.

sábado, 05/06/2021, 18:42 - Atualizado em 05/06/2021, 18:42 - Autor: Com informações CNN BRASIL


Eclipse solar chamado de “anel de fogo” no céu
Eclipse solar chamado de “anel de fogo” no céu | Reprodução

Os amantes em observar o céu e as estrelas já podem ir se preparando! Na próxima quinta-feira (10), vai acontecer um fenômeno muito raro: um eclipse anular, tipo de eclipse solar parcial que forma o chamado  “anel de fogo” no céu.

Mas, afinal, qual a diferença desse para um eclipse solar comum? Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. Já no eclipse anular, a Lua está num ponto mais distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do Sol aparecerem. Esse efeito faz com que a forma de um “anel de fogo” apareça no céu.

VEJA TAMBÉM!


Essa é a primeira vez que um eclipse anular acontece em 2021. O fenômeno só poderá ser visto no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. Na costa leste dos Estados Unidos, em Montreal, no Canadá, e em Londres.

O eclipse durará cerca de 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Caso você esteja em um desses países, especialistas recomendam que use óculos especiais para assistir o fenômeno, para evitar danos nos olhos.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS