plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
COLÔMBIA

Ataque terrorista contra militares deixa 36 feridos

Exército de Libertação Nacional é primeiro suspeito do ataque.

Imagem ilustrativa da notícia Ataque terrorista contra militares deixa 36 feridos camera Ataque terrorista contra brigada militar deixou ao menos36 feridos na Colômbia. | Reprodução

Tensão! Uma viatura branca, carregada de explosivos, entrou nas instalações militares com dois homens passando por funcionários públicos. Duas explosões foram registradas em pouco depois.

Covid-19: Indonésia oferece galinha a quem se vacinar

Um ataque terrorista, nas últimas horas, contra uma brigada militar em Cúcuta, na Colômbia, deixou 36 feridos, incluindo dois civis, disse o ministro da Defesa, acrescentando que a primeira hipótese é que foi cometido pelo Exército de Libertação Nacional (ELN).

Diego Molano foi para Cúcuta, capital do departamento de Norte de Santander, que faz fronteira com a Venezuela, onde afirmou que, na sequência do ataque com uma viatura carregada de explosivos, no quartel-general da Trigésima Brigada do Exército, 36 pessoas ficaram feridas, das quais três em estado grave.

Segundo o ministro, a primeira hipótese indica a responsabilidade dos guerrilheiros do ELN numa ação que chamou de "ato insano e vil", embora também seja investigado o envolvimento de "dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e dos Grupos Armados Organizados) 33 (GAO)".

No departamento de Norte de Santander, há forte presença do ELN, dissidentes da guerrilha desmobilizada das Farc e outros grupos criminosos que lutam pelo controle das culturas de coca e das rotas do tráfico de droga.

Molano afirmou que uma viatura branca, carregada de explosivos, entrou nas instalações militares com dois homens passando por funcionários públicos. Duas explosões ocorreram pouco depois.

Belém e Ananindeua: veja o calendário de vacinação

"Rejeitamos e repudiamos esse ato terrorista e vil que procurou atacar os soldados da Colômbia", disse Molano, acrescentando que os autores "são canalhas que procuram afetar a integridade dos soldados".

Dada a gravidade da situação, o presidente colombiano, Iván Duque, decidiu também deslocar-se a Cúcuta para se encontrar "com a liderança das forças de segurança, as autoridades da cidade e do departamento a fim de supervisionar diretamente a situação".

Em algumas imagens aparentemente registradas dentro da brigada que foi atacada, um soldado pode ser visto com um uniforme norte-americano e um pouco de sangue no rosto, mas o ministro recusou-se a confirmar aos jornalistas a presença de militares dos Estados Unidos (EUA).

A Embaixada dos EUA na Colômbia expressou solidariedade ao Exército colombiano, mas também não fez qualquer referência a uma possível presença militar estrangeira.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias