plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PARECE FILME, MAS NÃO É

China quer missão "Armagedon" para desviar asteroide

Pais asiático estuda o envio de mais de 20 foguetes em simultâneo

Imagem ilustrativa da notícia China quer missão "Armagedon" para desviar asteroide camera Bennu poderá causar grande estrago se atingir o planeta Terra | Reprodução

Quem tem mais de 30 anos e gosta de cinema, certamente vai lembrar do filme Armagedom, em que um foguete com astronautas era lançado a um asteroide, para tentar impedi-lo de colidir com a Terra.

Pois, em alguns casos, como nesse, a vida imita arte. Um plano bastante inspirado no filme Armagedon (1998), estrelado por Bruce Willis, mas é a ideia de pesquisadores chineses que traçaram um plano de enviar 23 dos maiores foguetes da China em direção a um corpo celeste que pode realmente entrar de colisão com a Terra.

Segundo especialistas do Centro Nacional de Ciências Espaciais daquele país, uma simulação aponta que enviar foguetes simultaneamente para um grande asteroide poderia desviá-lo de seu caminho original a uma distância de 1,4 vezes o raio da Terra.

O inusitado plano foi avaliado com dados coletados da trajetória de um asteroide chamado Bennu, que orbita o Sol e é tão largo quanto o arranha-céus Empire State Building, em Nova York, que tem 381 metros de altura e está entre os 50 maiores edifícios do mundo. O Bennu pertence a uma classe de rochas com potencial para causar danos regionais ou continentais — estima-se que asteroides medindo mais de 1 km poderiam gerar consequências globais.

Foi com ele que os pesquisadores puderam afirmar que "os impactos de asteroides representam uma grande ameaça para toda a vida na Terra" e que a estratégia de lançar algo contra eles é a abordagem mais possível, porém com efeito limitado.

Os foguetes Longa Marcha 5 citados no estudo são a chave para as ambições espaciais de curto prazo da China. Eles são usados para diferentes finalidades: desde carregar módulos de estações espaciais até lançar sondas à Lua e a Marte.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias