plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA

Estudo diz que Neandertal e homo sapiens acasalaram

Alguns desses fluxos gênicos foram mapeados por pesquisadores. Os resultados dos estudos foram publicados mês passado na revista de acesso aberto PLOS Genetics.

Imagem ilustrativa da notícia Estudo diz que Neandertal e homo sapiens acasalaram camera Um crânio de Homo erectus | Emőke Dénes / Wikimedia Commons

Todos nós possuímos em nosso DNA um registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos e deixou suas marcas. Hoje em dia, conhecemos apenas uma espécie humana, que somos nós. Mas no passado, convivemos com diversas outras espécies, como os erectus e os neandertais, que acabaram sendo extintos na natureza.

Alguns desses fluxos gênicos foram mapeados por pesquisadores. Os resultados dos estudos foram publicados mês passado na revista PLOS Genetics. De acordo com os cientistas, Bom, ninguém sabe ao certo qual espécie humana que deixou sua marca, embora haja suspeitas de que foi o Homo erectus, que viveu por quase dois milhões de anos e foi extinto à 100 ou 200 mil anos.

Além de ter encontrado este genoma misterioso, eles descobriram que os acasalamentos de sapiens com neandertais ocorriam muito antes do que se pensava até então. Há 200 e 300 mil anos a prática já ocorria.

Para os pesquisadores, os genes são estruturas bastante complexas que guardam muita informação. É possível, por meio deles, encontrar diversas pistas, que podem ser completadas, mais tarde, por evidências arqueológicas.

“Nossa melhor conjectura é que um grupo inicial de humanos anatomicamente modernos deixou a África e depois se encontrou e cruzou com neandertais, talvez no Oriente Médio”, diz Adam Siepel ao Live Science.

LEIA TAMBÉM!

Siepel, biólogo que participou do estudo, explicou que essa linhagem [de humanos] seria então perdida – extinta ou absorvida pelos neandertais ou migrada de volta para a África.

Para o especialistas, nossos irmãos neandertais conviveram conosco por muito tempo, e possuíam uma atividade complexa, e eram capazes de fazer até arte. Foram extintos somente 30 mil anos atrás por motivos que ainda se debatem.

“Estamos tentando construir um modelo completo para a história evolutiva de todos os segmentos do genoma, em conjunto com todos os indivíduos analisados”, explica Siepel, sobre a busca que levou ao ancestral misterioso.

“O gráfico de recombinação ancestral, como é conhecido, inclui uma árvore que captura os relacionamentos entre todos os indivíduos em todas as posições ao longo do genoma, e os eventos de recombinação que fazem com que essas árvores mudem de uma posição para a próxima”, explica.

Por meio de análise, é possível encontrar detalhes que poderiam ser apagados em outras formas de leitura. É possível identificar diversos “nós” de recombinação, anteriores à chegada dos fragmentos ao nosso DNA.

Se há um cruzamento entre o neandertal e uma determinada espécie, por exemplo, e depois de um neandertal com um sapien, é possível identificar essas duas recombinações. Caso não fosse, não saberíamos a ordem dos acontecimentos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias