O resultado dos fortes impactos da tempestade tropical Ida tem sido contabilizado aos poucos com o passar das horas devastadoras nos estados Nova York, Nova Jersey e Connecticut, nos Estados Unidos, onde foi declarado ontem (1º) estado de emergência, já que o fenômeno passa a ser considerado um dos maiores eventos climáticos extremos observados pelos norte-americanos.
AGORA: Nova York é atingida por uma tempestade severa e estações meteorológicas registram o maior volume de chuva da história. Metrô, ruas, prédios e casas foram invadidos pela água. Cidade sofre com mau tempo derivado do furacão Ida. pic.twitter.com/GbveI6wy4X
— Renato Souza (@reporterenato) September 2, 2021
Entre as vítimas, 15 morreram no estado de Nova York, sendo 13 delas, com idades de 2 a 86 anos, na cidade Nova Iorque - a maioria no bairro do Queens. Outras 23 pessoas foram encontradas mortas em Nova Jersey, e ao menos 4 morreram na Pensilvânia. Houve ainda uma vítima em Connecticut, um agente da polícia estadual de 26 anos, que morreu em Woodbury após seu carro ser levado pela água.
E MAIS: Vídeo: tempestade em Nova York mata ao menos 22
New Jersey | Vídeo impressionante mostra pistas de taxiamento inundadas no aeroporto de Teterboro após a passagem da tempestade Ida. pic.twitter.com/sKWSARHhwB
— Direto da América (@DiretoDaAmerica) September 2, 2021
O prefeito de Nova Iorque, o democrata Bill de Blasio, descreveu as enchentes e o clima observado na quarta como um "evento climático histórico", após o Serviço Meteorológico Nacional emitir cinco alertas seguidos de inundação repentina para todo o trecho do oeste da Filadélfia ao norte de Nova Jersey.
O volume de chuvas registrado durante a passagem da tempestade Ida já é considerado recorde em diferentes regiões. No Central Park, que tem registros meteorológicos desde 1869, a chuva registrada na quarta quebrou o antigo recorde, de 1927. Na cidade de Newark, em Nova Jersey, o recorde anterior, de 1959, também foi superado.
IDA CHEGA NA COSTA LESTE
— Direto da América (@DiretoDaAmerica) September 2, 2021
A tempestade remanescente do furacão de categoria 4 que destruiu áreas da Louisiana atingiu na quarta-feira com força a região nordeste dos EUA.
Nos subúrbios da Filadélfia, tornados causados pela tempestade assustavam motoristas em rodovia. pic.twitter.com/YT3M0xKGQZ
Transtornos
Mais de 150 mil residências estão sem energia elétrica -de acordo com a plataforma PowerOutages.US, que monitora o assunto, cerca de 43 mil consumidores foram impactados em Nova York, e outros 61 mil em Nova Jersey.
As chuvas transformaram em rios ruas e estações de metrôs, que tiveram plataformas e trilhos inundaos, com cenas registradas nas redes sociais. Quase todas as linhas foram suspensas. O presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes, Janno Lieber, ao comentar as interrupções no serviço público, descreveu o fenômeno como uma "tempestade épica".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar