plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
QUE PAÍS É ESSE?

Bolsonaro defende tratamento precoce contra covid na ONU

Presidente falou que a economia está tendo bom desempenho, que não há casos de corrupção em seu governo e que não entende porque muitos países e a mídia não apoiam o “tratamento precoce” contra a Covid-19

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro defende tratamento precoce contra covid na ONU camera Com duração de 12 minutos, discurso de Bolsonaro foi repleto de contradições | ONU

Diferentemente do que chegou a ser cogitado, Bolsonaro não discursou de improviso durante a abertura da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O chefe de Estado brasileiro usou óculos para ler o discurso em teleprompter. Bolsonaro iniciou sua fala, que durou 12 minutos, afirmando que iria "mostrar um Brasil diferente daquilo publicado em jornais ou visto em televisões".

Boris Johson recomenda que Bolsonaro se vacine

Corrupção

“O Brasil mudou, e muito, desde que assumimos o governo em 2019. Estamos há dois anos e oito meses sem qualquer caso concreto de corrupção”, disse Bolsonaro – embora investigações da CPI da Pandemia apontem indícios de esquema de corrupção na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Também, desde fevereiro de 2019, o partido pelo qual de Jair Bolsonaro foi eleito presidente, o PSL, tenha enfrentado denúncias envolvendo candidaturas "laranjas" nas eleições de 2018, que levaram ao desgaste e culminaram na demissão do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Economia

Apesar do aumento da insegurança alimentar entre a população mais pobre, causada pela alta dos alimentos, Jair Bolsonaro afirmou, diante de mais de 100 chefes de Estado, que o desempenho da economia brasileira é um dos melhores entre os países emergentes. Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), teve alta de 0,88%. No acumulado dos últimos 12 meses, alta é de 10,42%. Medido pelo IBGE, o INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários mínimos, parcela da população mais sensível às variações de preços, pois tende a gastar todo o seu rendimento em itens básicos, como alimentação, medicamentos, transporte etc.

Tratamento precoce

Bolsonaro disse que o governo brasileiro tem se posicionado contrário ao passaporte sanitário ou a qualquer obrigação relacionada à vacina contra a Covid-19. Ele falou que não entende porque "muitos países, juntamente com a grande mídia", são contrários ao tratamento precoce contra a doença.

"Desde o início da pandemia, apoiamos a autonomia do médico na busca do tratamento precoce, seguindo recomendação do nosso Conselho Federal de Medicina. Eu mesmo fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso off-label. Não entendemos porque muitos países, juntamente com grande parte da mídia, se colocaram contra o tratamento inicial. A história e a ciência saberão responsabilizar a todos", disse Bolsonaro.

Mesmo sem qualquer comprovação científica, Bolsonaro se mostrou adepto a drogas como a ivermectina e a hidroxicloroquina para o tratamento contra o coronavírus. A Organização Mundial de Saúde, subordinada à ONU, é contrária a ambos os medicamentos no tratamento da Covid-19.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias