Estima-se que em torno de 6.4 milhões de toneladas de lixo são descartadas nos oceanos e mares a cada ano. Mais de 13.000 pedaços de lixo plástico estão, atualmente, flutuando em cada quilômetro quadrado de oceano. Muitos animais marinhos ingerem estes resíduos confundindo-os com alimentos.
Tartarugas marinhas, focas, leões marinhos, golfinhos, peixes-boi, aves marinhas e peixes são algumas das inúmeras vítimas. Essa semana uma foca foi encontrada pelas autoridades da Grã-Bretanha após nadar 128 km com uma lata de energético da marca Red Bull entalada na boca. O animal foi resgatado na última segunda-feira(18).
A foca foi avistada correndo perigo com a lata na boca pela primeira vez no dia 6 de outubro, no porto da cidade de Belfast, na Irlanda do Norte. Os funcionários que a viram tentaram resgatá-la, mas a foca continuou nadando e eles a perderam de vista.
Apesar do risco corrido pela foca, que nadou por semanas com uma lata de metal presa em sua mandíbula, ela foi resgatada em bom estado de saúde na Escócia. O caso da foca levantou a questão do descarte responsável de lixo, que é uma ameaça à vida marinha.
Veja também!
- Morre rinoceronte-branco mais velho do mundo
- Jovem é internada após ingerir 12 latas de Red Bull
- Gorila que viralizou em selfie morre nos braços do cuidador
Em declaração à BBC, um porta-voz da polícia do Ministério da Defesa do Reino Unido pediu "que as pessoas tomem um cuidado extra ao descartar o lixo perto de qualquer canal".
Em postagem no Facebook da Lagan Search & Rescue, que participou das buscas pela foca, internautas comemoraram o sucesso da operação. "Isso fez o meu dia", afirmou um usuário. "Notícia maravilhosa", exaltou um segundo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar