Quase todo mundo já ouviu falar no império Maia, uma civilização indígena que viveu há mais de dois mil anos na região amazônica. Esta semana, mais um fato curioso foi revelado, deixando muitas pessoas impressionadas.
Nas ruínas de Chichen Itzá, uma grande cidade maia do passado que fica localizada onde atualmente está o estado mexicano de Yucatán, foi encontrada uma canoa única datada de mais de mil anos atrás.
De acordo com as informações do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), que divulgou a descoberta na última sexta-feira (30), o tesouro de madeira estava praticamente intacto.
Conforme um comunicado do instituto, que foi repercutido pela Reuters, o estado de preservação formidável da canoa a torna uma descoberta inédita.
Ela foi encontrada submersa dentro de uma piscina natural da área, e apresenta as dimensões de 1,60 metros de comprimento e 80 centímetros de largura.
As conclusões iniciais da equipe que fez a descoberta são de que o meio de locomoção pela água foi produzido e utilizado quando a civilização maia já estava perto de entrar em declínio. A possível função da canoa seria fazer o transporte de oferendas rituais.
Os pesquisadores do INAH irão enviar o artefato para a Universidade Sorbonne, em Paris, onde ele poderá ser submetido a análises laboratoriais que determinarão o tipo da madeira, e poderão ainda dar uma idade mais precisa para o objeto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar