plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SÉRIE DE RESTRIÇÕES

Taliban proíbe atrizes em programas de TV; veja as regras

Mulheres âncoras de noticiário devem usar o hijab islâmico

Imagem ilustrativa da notícia Taliban proíbe atrizes em programas de TV; veja as regras camera O governo do Talibã divulgou uma série de restrições, especificamente para as mulheres. | Reprodução

O governo do Taliban divulgou uma série de restrições para a mídia afegã. Algumas das regras visam especificamente as mulheres, o que provavelmente provocará preocupações na comunidade internacional.

Dentre as novas regras e proibições feitas pelo governo do Taliban, estão inclusas a proibição de dramas televisivos com atrizes e a ordem para que mulheres âncoras de noticiário usem o "hijab islâmico".

O Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão delineou nove regras nesta semana, disse um porta-voz do governo do Taliban nesta terça-feira, centradas essencialmente na proibição de qualquer mídia que viole "valores islâmicos ou afegãos".

Veja também!

"Shaman" que invadiu Capitólio dos EUA vai para prisão

Dupla brasileira tenta assaltar loja no Japão e se dá mal

Arma hipersônica da China é 5 vezes mais rápida do que o som

"Estes dramas ou programas nos quais as mulheres atuam não deveriam ser transmitidos", determinam as regras, acrescentando que jornalistas mulheres deveriam usar o "hijab islâmico", mas sem definir o que isto significa.

Embora a maioria das mulheres afegãs use lenços de cabeça em público, no passado os comunicados do Taliban sobre o uso do "hijab islâmico" causaram receio em ativistas dos direitos das mulheres, que dizem que o termo é vago e que poderia ser interpretado conservadoramente.

As regras foram criticadas pela entidade internacional de direitos humanos Human Rights Watch (HRW), que disse que a liberdade de imprensa está se deteriorando no país.

"O desaparecimento de qualquer espaço de discórdia e o agravamento das restrições para as mulheres na mídia e nas artes é devastador", disse Patricia Gossman, diretora-associada da HRW na Ásia, em um comunicado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias