plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CIÊNCIA

Caranguejos sentem dor ao serem cozidos vivos, diz estudo

Nova pesquisa levou o governo britânico a incluir polvos, lagostas e caranguejos em lei de proteção ao bem-estar animal.

Imagem ilustrativa da notícia Caranguejos sentem dor ao serem cozidos vivos, diz estudo camera Reprodução

De entrada a pratos principais, lagostas, polvos e caranguejos são os queridinhos dos fãs de frutos do mar. O que algumas pessoas talvez não saibam é que muitos desses animais são cozidos ainda vivos em água fervente, uma prática culinária comum em diversos país, incluindo o Brasil. No entanto, essa pratica no preparo pode sofrer algumas mudanças.

Um nova revisão científica publicada no Reino Unido mostra que crustáceos decápodes e moluscos cefalópodes possuem sistema nervoso central e, portanto, são seres sencientes, dotados de sensibilidade. Os crustáceos decápodes incluem camarão, lagosta, lagostim e caranguejo. Os moluscos cefalópodes incluem lulas, polvos e chocos. Isso significa que esses animais sentem dor.

Diante disso, o governo britânico resolveu incluir as criaturas numa lei de proteção ao bem-estar animal, afim de reduzir a exposição a estímulos que lhe causem sofrimento. Após analisar mais de 300 estudos sobre senciência animal, os pesquisadores recomendam o fim da prática de fervura do animal vivo, que consideram um método "extremo de abate", bem como outras práticas comerciais, como a venda de crustáceos vivos para manipuladores não treinados e "ablação do pedúnculo ocular", técnica realizada no glóbulo ocular de camarões para influenciar o processo de reprodução.

Veja também!

"O projeto de lei fornece uma garantia crucial de que o bem-estar animal é corretamente considerado. A ciência agora está clara que decápodes e cefalópodes podem sentir dor e, portanto, é justo que sejam cobertos por esta parte vital da legislação", disse o Ministro do Bem-Estar Animal britânico, Lord Zac Goldsmith, em um comunicado.

Para o Dr. Jonathan Birch, pesquisador da London School of Economics e líder do estudo, a emenda legislativa também ajudará a sanar uma grande inconsistência. "Os polvos e outros cefalópodes foram protegidos pela ciência durante anos, mas não receberam nenhuma proteção externa à ciência até agora. Uma maneira que o Reino Unido pode liderar no bem-estar animal é protegendo esses animais invertebrados que os humanos frequentemente desconsideram completamente", disse em nota.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias