plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CARNÍVORAS

Abelhas "urubus" são descobertas na Costa Rica

Pesquisadores descobriram que os intestinos desses insetos possuem bactérias similares àquelas encontradas em animais que comem carne podre.

Imagem ilustrativa da notícia Abelhas "urubus" são descobertas na Costa Rica camera As abelhas “abutres”, que foram encontradas na Costa Rica comem carne podre. | Reprodução/@InsetoLand

As abelhas “abutres”, que foram encontradas na Costa Rica, fazem parte de uma das três espécies de abelhas que se tornou carnívora, obtendo sua proteína apenas de carcaças.

Elas foram estudadas por cientistas das universidades California-Riverside, Columbia e Cornell, e o teor da pesquisa foi publicada no jornal acadêmico da American Society for Microbiology na última terça-feira (23).

De acordo com os pesquisadores, foi descoberto que os intestinos dessas abelhas e dos zangões foram colonizados pelos mesmos cinco microorganismos, e que eles têm mantido essas bactérias por 80 milhões de anos.

Para descobrir mais sobre os órgãos dos insetos, os especialistas fizeram 16 postos com 50 gramas de frango cru balançando em galhos a 1,5 metro de altura, usando cordas com vaselina para evitar formigas. Cerca de159 abelhas foram coletadas, contando com abelhas que se alimentam de pólen e carne e abelhas que se alimentam apenas de pólen e néctar.

Após extrair DNA dos abdomens das abelhas e estudar a flora intestinal delas, os cientistas viram que os insetos haviam deixado de ter parte dos seus principais microrganismos, que estão presentes em todas as abelhas, e que desenvolveram um intestino mais ácido.

Veja também!

Quinn McFrederick, especialista em abelhas da UC Riverside e um dos autores do estudo, explicou que essas bactérias diferentes não estão presentes em outras abelhas, ressaltando a semelhança do intestino das abelhas com os de outros animais:

“Essas bactérias são semelhantes àquelas encontradas em abutres de verdade, assim como em hienas e outros animais que se alimentam de carcaça, presumivelmente para ajudá-los a se protegerem de patógenos encontrados na carniça”, disse.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias