A nova variante do coronavírus se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos dias. No Brasil, três casos da nova cepa, a Ômicron, já foram confirmados pelas autoridades sanitárias. Porém, testes mostram que a variante já estava circulando pela Europa antes mesmo de a África do Sul informar a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na última terça-feira (30), autoridades de saúde da Holanda afirmaram que a variante já estava presente no país antes de a OMS declarar a Ômicron como um motivo de preocupação.
Brasileiros infectados com nova cepa não estavam vacinados
Dois casos foram testados nos dias 19 e 23 de novembro, no país Europeu, antes de a África do SUL informar sobre a nova variante à OMS. Apesar da informação, as autoridades ainda não sabem dizer se essas pessoas estiveram no sul da África.
Mesmo sendo considerada uma boa forma de tentar conter a proliferação da variante, a OMS disse que restingir viagens não devem evitar a disseminação da Ômicron. A preocupação também é com a economia dos países mais atingidos pela doença.
Ômicron: terceiro caso do Brasil é confirmado em São Paulo
Até então, a União Européia confirmou pelo menos 42 casos de Ômicron em 10 países do bloco. Além disso, a agência de saúde ressaltou que os quadros de Covid são considerados leves.
A União Europeia também fez um pedido para que todos os países do bloco acelerem as campanhas de vacinação. A testagem também deve ser intensificada nos países, assim como o sequenciamento genético do coronavírus.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar