plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ALERTA MUNDIAL

Ômicron é mortal e não deve ser considerada leve, diz OMS

OMS alerta que variante ômicron está hospitalizando e matando pessoas.

Imagem ilustrativa da notícia Ômicron é mortal e não deve ser considerada leve, diz OMS camera Número recorde de pessoas infectadas com a variante vem deixando os sistemas de saúde sobrecarregados | Reprodução

Desde que a variante ômicron foi descoberta, um grande número de pessoas e até estudos afirmam tratar-se de uma variação mais branda, que causa sintomas menos graves. Mas, pelo menos para a Organização Mundial da Saúde (OMS), isso não parece ser verdade.

Brasil registra 1ª morte pela variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um comunicado para alertar que a ômicron não deve ser descrita como branda, já que ela está matando pessoas em todo o mundo com a mesma velocidade da primeira variante conhecida do covid-19.

“Estudos recentes sugerem que a ômicron tem menos probabilidade de deixar as pessoas gravemente doentes do que as variantes anteriores de covid. Mas o número recorde de pessoas infectadas vem deixando os sistemas de saúde sobrecarregados”, disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Nesta semana, os EUA registraram mais de um milhão de casos de covid em 24 horas.

A OMS disse que o número de casos globais aumentou em 71% na última semana - e, nas Américas, subiu 100%. A entidade afirma que, entre os casos graves em todo o mundo, 90% são em pessoas que não foram vacinadas.

"Embora a ômicron pareça ser menos grave em comparação com a delta, especialmente entre os vacinados, isso não significa que ela deva ser classificada como branda", disse Tedros em entrevista coletiva na quinta-feira (6/1).

"Assim como as variantes anteriores, a ômicron está hospitalizando e matando pessoas. Na verdade, o tsunami de casos é tão grande e rápido que está sobrecarregando os sistemas de saúde em todo o mundo."

A ômicron é altamente contagiosa e pode infectar pessoas, mesmo as que estão totalmente vacinadas. No entanto, as vacinas são essenciais, pois ajudam a proteger contra casos graves que podem levar a hospitalização ou até morte.

O número de casos segue alto, sobretudo na Europa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias