A variação de cepas novas de covid-19 parece andar em ritmo avançado. O governo do Chipre anunciou esta semana que detectou uma nova cepa da covid-19.
A nova variante combina Delta e Ômicron, de acordo com Leondios Kostrikis, professor de ciências biológicas da Universidade do Chipre e chefe do Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular.
“Existem atualmente infecções por ômicron e delta e descobrimos esta cepa que é uma combinação das duas”, disse Kostrikis em uma entrevista à Sigma TV na sexta-feira (7).
A equipe de infectologistas de Chipre, país europeu da região do Mar Mediterrâneo, batizou a nova cepa de “deltacron” devido à identificação de assinaturas genéticas semelhantes a omicron dentro dos genomas delta, disse ele.
As sequências dos 25 casos de “deltacron” foram enviadas para o GISAID, o banco de dados internacional que rastreia as alterações no vírus, em 7 de janeiro.
“Veremos no futuro se essa cepa é mais patológica ou contagiosa ou se prevalecerá” sobre o delta e o omicron, disse ele. Mas sua opinião pessoal é que essa linhagem também será substituída pela variante ômicron altamente contagiosa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar