plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
RISCOS

Vídeo: EUA alertam para tsunami após erupção em Tonga

A erupção foi registrada durante a madrugada. Um alerta de tsunami foi feito para os EUA.

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: EUA alertam para tsunami após erupção em Tonga camera Casas foram completamente destruídas. | Reprodução/Twitter

A erupção de um vulcão submarino em Tonga, na Oceania, causou tsunamis na capital do país, Nukualofa, e na Samoa Americana. Há alertas também para ilhas próximas ao vulcão, no sul do Pacífico. Apesar do susto, não há registro de mortos. ​

Saiba o que é o fenômeno solar que surpreendeu Belém

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, localizado a cerca de 65 km ao norte da capital tonganesa, entrou em erupção na tarde deste sábado (15) - madrugada de sábado no horário de Brasília - e provocou um tsunami de 1,2 metro, segundo o Escritório de Meteorologia australiano. A agência afirmou que monitora a situação, mas que não há ameaça de tsunami para a Austrália.

Vídeo: explosão de meteoro gigante assusta moradores em MG

A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida "como um trovão distante" a mais de 800 km de distância, disseram autoridades das ilhas Fiji. A população das ilhas de Tonga fugiu para lugares mais altos, enquanto casas eram destruídas pela água.

Veja o vídeo:

Medidores registraram ondas de 83 centímetros de altura em Nukualofa e de aproximadamente 60 centímetros em Pago Pago, capital da Samoa Americana, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

O sistema de monitoramento, localizado nos EUA, chegou a emitir um alerta para o Havaí, que depois foi suspenso. O rei de Tonga, Tupou 6º, foi retirado do palácio real em Nukualofa e levado para uma vila longe da costa. ​

Nas redes sociais, foram postados vídeos das ondas invadindo as casas.

Jese Tuisinu, repórter a TV Fiji One, postou um vídeo no Twitter mostrando a população tentando fugir das ondas que se aproximam de seus carros. "Está literalmente escuro em partes de Tonga e as pessoas estão correndo para lugares seguros após a erupção", disse ele.

​Victorina Kioa, da Comissão de Serviços Públicos de Tonga, pediu que as pessoas "fiquem longe de todos os lugares ameaçados, ou seja, praias, recifes e todas as costas planas".

Fiji emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos moradores que evitem a região do litoral devido a fortes correntes e ondas perigosas.

A agência de gerenciamento de emergências da Nova Zelândia também divulgou um aviso de possibilidade de correntes fortes e incomuns, e ondas imprevisíveis na costa norte e leste do país.

Alerta nos EUA

Alertas de tsunami foram emitidos na manhã deste sábado (15) para a Costa Oeste dos Estados Unidos, enquanto o Havaí foi afetado por "inundações menores", de acordo com os serviços meteorológicos americanos.

"Saiam das praias, dos portos e das marinas" ao longo da costa da Califórnia até o Alasca, afirmou o Serviço Nacional do Clima dos Estados Unido.

No arquipélago havaiano, no Oceano Pacífico, foram relatadas "pequenas inundações" nas ilhas.

Nas redes sociais, o Escritório Nacional de Emergências do Chile alertou sobre a possibilidade de um "tsunami menor" atingir a ilha de Páscoa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias